Com as “novas tecnologias” e serviços que assentam essencialmente na Internet, os browsers tem ganho cada vez mais importância em qualquer sistema.
É verdade que ter uma máquina com uma boa performance ajuda mas, se o sistema operativo conseguir tirar partido da máquina, mesmo que fraquinha,isso pode-nos levar a dar uma nova vida a máquinas mas antigas.
Depois de apresentarmos aqui o LXLE hoje vamos conhecer as novidades da versão 14.04.
O LXLE é uma distribuição baseada no Lubuntu 14.04, que traz o LXDE como ambiente gráfico de trabalho.
Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Outra das características interessantes é a quantidade de software que já vem instalado nesta distribuição, justificando assim os 1,4 GB que ocupa a imagem.
Filezilla, Pidgin, XChat IRC, Firefox. LibreOffice, entre outras são algumas das aplicações que fazem do LXLE uma distribuição Out-of-the-box.
Principais novidades do LXLE 14.04
O LXLE 14.04 foi disponibilizado no passado dia 12 e o anuncio foi feito por Ronnie Whisler. Esta versão é LTS e traz melhor suporte para sistemas a 32 bits assim como outras novidades das quais se destacam:
- Melhorias no gestor de ficheiros PCManFM
- O Gpicview substitui o Mirage
- Inclusão do Bittorrent SyncBittorrent Sync que substitui o extinto Ubuntu One
- O Monitor Settings foi substituído pelo Arandr para melhorar o suporte a vários monitores
- …e muito mais – ver aqui
Para quem quiser dar uma nova vida a um computador antigo ou simplesmente pretender um sistema operativo rápido, completo e muito funcional, o LXLE é sem duvida uma boa opção. Experimentem, as sensações são muito boas!