O Linux é um sistema poderoso! No entanto, uma vez que tem tudo e mais alguma coisa, até o consideramos complexo (especialmente ao nível da CLI). Quer saber quais os discos e partições que tem no seu sistema GNU/Linux? Há um comando para isso.
Saiba que informação o lsblk pode oferecer.
Conheça os periféricos de armazenamento do seu PC no Linux
De acordo com a documentação, o lsblk é um comando direcionado para a administração do sistema. Com este comando o utilizador pode facilmente listar um bloco de dispositivos, especialmente ao nível dos discos e partições.
O lsblk pode ser usado com vários parâmetros.. Para obter uma lista dos parâmetros possíveis de usar podem usar o comando lsblk –help.
Como posso saber se tenho uma drive SSD ou disco rígido?
Se pretende saber o que tem ao nível de dispositivos de armazenamentos o lsblk dá-lhe a resposta. Usando os parâmetros ROTA e DISC-GRAN é possível saber essa informação.
No caso do ROTA, refere-se a dispositivo de armazenamento rotacional (tradicionais discos mecânicos). Já no caso de DISC-GRAN, o output descarta a “granularidade”. Os SSDs suportam o “descarte” para libertar blocos de dados não utilizados. Os discos rígidos não oferecem suporte a esse recurso, pois não precisam dele; portanto, esta coluna exibirá um valor zero para eles (“0B”, que significa descartar granularidade de zero bytes).
Esta ferramenta oferece muitas outras opções. Pode saber informações sobre o dispositivo de armazenamento removível podem usar o comando (lsblk -o +RM). Se quiserem saber qual o modelo do disco podem usar o comando lsblk -d -o +MODEL. Experimentem e fiquem a conhecer melhor os vossos dispositivos de armazenamento.