Por Guilherme de Sousa para o PPLWARE
Há aproximadamente dois anos, dado o meu enorme vicio em cinema, resolvi comprar um controlo remoto para o PC, para utilizar em conjunto com o XBMC. Era certo que já sabia, que não iria ser uma tarefa fácil, pô-lo a funcionar em Linux, pois os fabricantes insistem em dar pouco ou nenhum suporte ao pinguim.
Felizmente a comunidade é activa, e rapidamente encontrei a solução para o meu problema, o LIRC (Linux Infrared Remote Control) que permite a utilização de comandos de infravermelhos em Linux!
Existem duas formas de utilizar o LIRC; A primeira é utilizar uma aplicação de media center, como o XBMC, ou o Boxee, em que não é necessário qualquer tipo de configuração, pois estas aplicações já reconhecem os botões do vosso comando e têm funções atribuídas a cada um. A segunda
é a utilização de um player normal de vídeo.
Esta segunda opção no entanto tem alguns entraves, pois é necessário que o vosso player tenha suporte para o LIRC(o vlc por exemplo), como também é necessário ter um ficheiro de configuração, que atribua as funções a cada botão do comando..
Instalação do LIRC:
Ubuntu:
sudo apt-get install lirc lirc-modules-source
ArchLinux:
sudo pacman -S lirc lirc-utils
Caso queiram utilizar players de vídeo, em vez de uma aplicação de media center, então deverão instalar também o mythbuntu-lirc-generator, que vos criará automaticamente ficheiros de configuração para uma serie de aplicações sem terem qualquer tipo de trabalho:
Ubuntu:
sudo apt-get install mythbuntu-lirc-generator
ArchLinux:
yaourt -S mythbuntu-lirc-generator
(no caso do ArchLinux o gnome-lirc-properties encontra-se no AUR dai a utilização do yaourt)
e correr a aplicação:
# mythbuntu-lirc-generator
Após a instalação é necessário então carregarmos o modulo respectivo ao nosso comando para que este possa então funcionar. O mais provável é que o vosso comando seja um modelo feito para o Windows Media center que se pode reconhecer facilmente por ter o logo do Windows num botão com uma posição central:
Caso seja esse o caso então o modulo a carregar é o ‘lirc_mceusb2’ e podem fazê-lo através do seguinte comando:
# modprobe lirc_mceusb2
# sudo lircd (para arrancar o daemon)
se no entanto não for o caso, é porque possuem um comando menos comum, e o mais fácil será instalar a aplicação gnome-lirc-properties que vos permite escolherem qual a marca e o modelo do vosso comando, e que se encarrega de carregar o modulo correcto:
Ubuntu:
sudo apt-get install gnome-lirc-properties
ArchLinux:
yaourt -S gnome-lirc-properties
Com isto já devem ter o vosso comando a funcionar, e já estão prontos para desfrutar de um bom fim de semana de cinema!