Pplware

Linux: Youtube em Mp3

Quantas vezes não encontram no Youtube alguma música fantástica que não têm em mp3? E se (por alguma razão LEGAL e LEGÍTIMA) quiserem ficar apenas com o áudio gravado em mp3? Hoje vou-vos explicar como fazer isto em duas linhas na consola (ou terminal, como preferirem).

As explicações que vão seguir neste tutorial são feitas com Ubuntu, mas a forma de funcionamento noutras distribuições será semelhante.

Vamos então passar à acção:

Para podermos fazer download do vídeo do youtube, podemos usar uma aplicação fantástica que é o “youtube-dl”. Para instalar podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “youtube-dl”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente na consola escrever:

$ sudo apt-get install youtube-dl

Agora a aplicação que realmente interessa (converte vídeo em áudio) é o “ffmpeg”.

Para instalar podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “ffmpeg”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente na consola escrever:

$ sudo apt-get install ffmpeg

Neste momento e antes de começar a converter, podemos criar um directório onde colocaremos os vídeos que queremos usar (a não ser que gostem de ter tudo desorganizado), por exemplo: “Youtube”.

Agora, vão até esse directório com a consola e começam a fazer download de um vídeo do Youtube, por exemplo, “Ornatos Violeta – Ouvi Dizer”, cujo URL é https://www.youtube.com/watch?v=yhh_D9e5TaA ou seja, na consola escrevem:

$ youtube-dl https://www.youtube.com/watch?v=yhh_D9e5TaA

Isto pode demorar uns minutos, dependendo da vossa ligação e do tamanho do vídeo, mas vêm o progresso em percentagem, quanto tempo demorará a fazer o download e a velocidade a que estão a fazer o download.

Neste momento já têm o vídeo, neste caso de nome yhh_D9e5TaA.flv

Vamos então agora converter o vídeo em áudio, para tal escrevemos na consola:

$ ffmpeg -i yhh_D9e5TaA.flv nome_que_quiserem.mp3

Se não estiverem habituados a trabalhar com a consola, não coloquem espaços no nome do ficheiro mp3, pois têm de os “escapar”, ou seja, colocar \ antes.

Agora ouçam o vosso ficheiro mp3 😀

Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.

ATENÇÃO: Eu tive um problema no meu auto-rádio pois não conseguia ler os ficheiros mp3 criados pelo ffmpeg, mas isto resolve-se facilmente abrindo e exportando no Audacity, por exemplo, para mp3, com todas as opções por defeito (ou personalizem, se perceberem do assunto).

NOTA: Se gostam de uma música, comprem-na!

Fonte: Ubuntu Forums

Exit mobile version