Pplware

Linux: Que distribuição escolher?

A época do “lançamento” das novas versões está quase a chegar e vai ser provavelmente iniciada pelo próximo Ubuntu e pelo Mandriva Spring. O objectivo deste artigo é resolver algumas possíveis duvidas dos leitores em relação a escolha de uma certa distribuição de Linux, visto que o numero destas é crescente, honestamente, “nascem como cogumelos”, por isso o artigo foca-se nas principais.

Instalar? Ou não?

Só querem dar uma vista de olhos ao Linux sem instalar, e sem complicações? A solução está na utilização de um “LiveCD” , mas o que é um “LiveCD”?

Essencialmente é um CD de onde podem correr uma distribuição de Linux sem instalarem nada, algumas versões são “LiveCD” instaláveis.

Como funciona?

Basicamente a ideia é primeiro poderem ver o Sistema e sem quiserem podem instalar. O processo é simples, “sacam” o ISO do CD, gravam-no, “deixam-no ficar na gaveta”, reiniciam a máquina e podem usar Linux sem instalações!

As principais versões LiveCD são o Knoppix e o Slax.

Há para aí algum que seja “pêra doce”?

Claro que sim! Neste campo estão as mais famosas distribuições, algumas já com milhões de utilizadores, são todas fáceis de instalar e usar, e quase todas têm LiveCDs instaláveis, o objectivo destas é de serem Sistemas Operativos para o utilizador comum sem complicar a transição, chamada migração, de sistema para sistema.

E de Portugal não há?

Claro que existem distribuições nacionais, e actualmente já existem num numero considerável mas as duas principais são o Caixa Mágica baseado em Mandriva e o Alinex baseado em Ubuntu, essencialmente o que as torna especiais são o facto de serem “feitas” por portugueses, existem outros como o Komunix ou o Vixta.

Aqui só entra GNU!

Se são totalmente radicais em relação a licença a melhor escolha é o menino bonito da GN, o Debian, é das distribuições mais estáveis e leves tem Software para tudo, mas o radicalismo do Debian atinge limites sem precedentes, chegando a criar um Firefox, o Iceweasel, actualmente não é muito difícil de usar mas pode ser muito confuso a todos os que querem um Linux mais simples.

Mão nele…

Se quer instalar tudo a sua maneira e ter totalmente mão nele, claro que isto só se recomenda a utilizadores mais experientes.

Agora é só escolher e experimentar…

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Exit mobile version