O meu desktop, por alguma razão que me é estranha na realidade, é normalmente cobiçado, talvez pela sua simplicidade (gosto e preciso de funcionalidade e praticabilidade associada, sempre que possível, à diversão e diversidade).
Este é o meu desktop actual, como podem ver, simples.
Vou-vos então explicar como personalizar o vosso desktop do Ubuntu de forma a ficar semelhante ao meu e saberem como o alterar ao vosso gosto em vários sítios e de várias formas.
As explicações que vão seguir neste tutorial são feitas com Ubuntu, mas a forma de funcionamento noutras distribuições será semelhante.
Vamos então passar à acção:
Este tema é basicamente o Bamboo-zen que vem num pack onde podem encontrar mais, neste tópico no Fórum do Pplware, sugerido pelo Álvaro Anjos.
No entanto, alterei recentemente para este tema, porque o que usava (que realmente foi uma “junção” de vários componentes) era este, que depois de configurado gravei com o nome “NiceBlue”:
A nível do Tema em si:
Para conseguir configurar o tema para ficar como este, temos de instalar vários componentes, a nível de gestão de janelas e icons, assim como alterar uma cor.
Podem encontrá-los aqui: (sugiro que procurem outros no Gnome Look e instalem, de forma a personalizarem o vosso template ao vosso gosto, isto é só um exemplo do dinamismo do Gnome)
- Foregreen (janelas)
- iComity (icons)
Depois de fazerem download, basta arrastar os arquivos para a janela “Sistema → Preferências → Aparência” e fica instalado (se tudo correr bem, claro).
Agora, vamos configurar o tema para o exemplo que dei:
Para isso, seleccionam o Human, por exemplo, e clicam em “Personalizar…”
Nos controlos, seleccionam o Human-Clearlooks (já vem instalado por defeito no Ubuntu)
(as cores só podem editar depois de alterar a margem das janelas)
Na margem da janela escolhem o Foregreen.
Nas cores, alteram a cor dos items seleccionados para um azul, no exemplo que dei, #47BAFF
Nos ícones, seleccionam o iComity
E no Cursor, tenho o Human, mas podem escolher outros.
Fecham, e podem gravar o tema com um nome à escolha clicando em “Gravar como…”
Enquanto vão seleccionando as opções acima descritas, o tema vai-se adaptando, por isso não estranhem se, por segundos, desaparecerem as barras ou assim, é o sistema a adaptar a selecção, para poderem ver em tempo real as alterações.
A nível da barra do topo:
Já me perguntaram como consigo obter aquele efeito na barra de topo (com o reflexo, que na realidade seria para dar relevo, um reflexo precisava de um gradiente mais delineado). Pois isto foi uma sugestão no Fórum do Pplware, também pelo Álvaro Anjos, em 1 e que eu adaptei (está disponível no tópico, basta lerem)
A nível da dock em baixo:
Já me pediram várias vezes como fazer esta dock, e é extremamente simples, basta verem este artigo que já escrevi aqui no Pplware.
Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.
Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.