Abaixo é descrito em maior pormenor o sistema de permissões e o modo de alterar o mesmo. Chamo apenas a atenção para o facto de não se deverem alterar permissões dos ficheiros/directorias do SO, sob pena de se criar instabilidade no próprio sistema e que deve ser tomado muito cuidado ao efectuar essas alterações, pois podem estar a condicionar o acesso aos dados de outro utilizador. Em todo o caso é sempre possível reverter todas as alterações efectuadas através da aplicação do comando inverso, através da conta de root ou através do comando sudo (necessitando para isso da password de root).
As permissões em ficheiros e directórios estão divididos em 3 níveis: ‘u’ (user, que é o dono), ‘g’ (group, grupo(s) a que pertence) e ‘o’ (other, todos os outros). Para visualizarmos as permissões utilizamos podemos utilizar o seguinte comando ls –l (ls – comando para listar directórios e ficheiro e a opção “l” é para podermos visualizar mais pormenores)
O exemplo anterior mostra por exemplo que o ficheiro pplware.txt tem permissão de read e write para o user, read para o group e read para todos os outros.
Para alterar/atribuir permissões a um determinado ficheiro / Directório utilizamos o comando chmod ficheiro/Directório
Tipo de permissão:
Vamos por exemplo pegar no exemplo da primeira imagem e verificamos que o ficheiro pplware.txt tem as seguintes permissões: rw – r – – r – – , o que olhando para o quadro temos user (4+2=6), group (4) e other (4), que traduzido em comando dá: chmod 644 pplware.txt. Outro exemplo é dar permissões de leitura, escrita e execução a todos, para isso utiliza-se a combinação user (4+2+1=7), group (4+2+1=7) e other (4+2+1=7) que em comando seria: chmod 777 pplware.txt.
Outra forma de definir, adicionar e/ou retirar permissões é através dos caracteres “+”, “-“ e “=” Utilizando o mesmo ficheiro pplware.txt podemos referir que as permissões foram, por exemplo, definidas através do comando: chmod u=rw,g=r,o=r. No caso de pretendermos atribuir permissões a todos (user, group e other) podemos usar a seguinte sintaxe: chmod ugo=rwx, ou chmod ugo+rwx ou chmod a+rwx (onde o “a” significaria todos (all).
Para atribuir permissões a directórios é necessário utilizar a seguinte sintaxe: chmod –R
Outros exemplos:
Assuntos Relacionados: