Os gestores de ficheiros são programas com interface gráfica que têm como função navegar, criar, modificar e eliminar ficheiros do nosso PC. No Windows temos o Windows Explorer, no Mac OS X temos o Finder e em Linux temos vários, conforme o ambiente gráfico utilizado.
O Ubuntu traz como ambiente gráfico o GNOME, por isso o Nautilus é o gestor de ficheiros de serviço. É um bom programa mas falta-lhe uma função que acho indispensável: os separadores (tabs). Enquanto o Nautilus não ganha essa função, apresento-vos o PCMan File manager.
Para lá dos separadores, este file manager tem como principais características:
- Ser leve e muito rápido.
- As poucas dependências fazem com que seja facilmente utilizável em qualquer desktop environment (KDE, Xfce) ou window manager (Openbox, Fluxbox, Blackbox).
O seu aspecto faz-me lembrar uma mistura entre o Nautilus e o Thunar (gestor de ficheiros do XFCE). Tem uma interface simples, mas ao mesmo tempo consegue ser bastante funcional.
Tenho estado a testá-lo e até agora gostei do que vi, principalmente do enorme jeito que dá ter vários separadores na mesma janela em vez de ter o ambiente de trabalho repleto de janelas individuais.
Para o instalar no Ubuntu 8.04 Hardy Heron basta ir ao Synaptic e procurar o pacote pcmanfm. Se quiserem experimentar a versão 0.5, que é a mais recente, façam o o download do pacote compilado pelo Getdeb.net.
Experimentem e digam de vossa justiça.
NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás para o Peopleware.