O Kali Linux não é a única distribuição direcionada para os chamados pentesters, existem outras alternativas. Hoje vamos conhecer as novidades da última versão, o Parrot 5.2.
Novo Linux Parrot chega com kernel 6.0
O Kali Linux é, para muitos, a primeira escolha dos que procuram um sistema operativo para hacking ético, com uma vasta coleção de ferramentas que permitem realizar auditorias de segurança no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Mas também há o Linux Parrot.
Lançado em 2013, o Parrot OS (Parrot Security OS) é um sistema operativo derivado do Debian, que permite realizar análises forenses a sistemas e também pentesting graças às muitas ferramentas integradas.
Esta distribuição está disponível com ambiente gráfico MATE e com o LightDM (Light Display Manager) como gestor de logins.
Principais novidades do Parrot 5.2
- Linux kernel 6.0
- Systemd 252.4
- Python 3.9.2
- Pipewire 0.3.63
- GnuPG 2.2.27
- Firefox 102.7.0esr Web Browser
- LibreOffice 7.4.5 Office Suite
- GIMP 2.10.22 Image Manipulation
- VLC 3.0.18 Media Player
- Todas as novidades disponíveis aqui
Esta nova versão traz melhor suporte para a rede Tor, suportando melhor TOR bridges.
O Parrot 5.2 está disponível para download no site oficial como Home Edition, Security Edition, Architect & IoT Edition, três Cloud Editions (Architect Edition, HackTheBox Edition e imagens Docker), bem como uma versão para o Raspberry Pi.