Aqui há tempos prometi uma forma muito simples e prática de montar directórios virtuais usando o SSHFS. Afinal, o que é isto de montar directórios virtuais?
Um directório virtual tem a vantagem de funcionar como um directório normal (em Windows, o que se chama de pasta), mas no fundo estão a aceder a um local remoto!
As explicações que vão seguir neste tutorial são feitas com Ubuntu, mas a forma de funcionamento noutras distribuições será semelhante.
Vamos então passar à acção:
Primeiro, vamos instalar o SSHFS, para tal podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “sshfs”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente na consola escrever:
$ sudo apt-get install sshfs
Agora, vamos criar um directório onde será montado o directório remoto, por exemplo: “servidor”, podem criar no vosso directório local.
A partir deste momento, teremos de usar a consola para “montar” o directório remoto.
Para tal, digitamos o seguinte na consola (adaptem os parâmetros do computador remoto: USER, IP, DIRECTORIO e o directório local “servidor” às vossas necessidades)
$ sshfs USER@IP:DIRECTORIO ~/servidor/
Aparecerá um prompt para introduzirem a password do computador remoto, caso seja necessário.
Pessoalmente precisei disto porque o Quanta Plus não tem livrarias necessárias no KDE4 para abrir ficheiros por SSH, desta forma trabalho remotamente como se fosse localmente.
Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.
Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.
“Façam o favor de ser felizes”