O kernel (núcleo) é o coração de qualquer sistema operativo. O GNU/Linux tem kernel, o Mac OS X também, Windows, Android e iOS também e por aí fora. Esta camada é a responsável por fazer a interação entre o software e hardware, permitindo que os processos comuniquem de forma transparente com os dispositivos eletrónicos.
Saiba quais as novidades do novo Linux Kernel 5.3.
Agora que o novo Linux Kernel 5.3 foi lançado, é hora de saber quais as novidades que foram integradas. O anúncio desta nova versão foi feito por Linus Torvalds, via Mailing List (lkml). O Linux 5.3 traz suporte experimental para GPUs AMD Navi, suporte para 16 milhões de novos endereços IPv4 (gama 0.0.0.0/8)e traz compatibilidade para Intel Speed Select usado em servidores com CPU Intel Xeon.
As gamas do MacBooks e MacBook Pros de 2015 ganham também suporte para o teclado e touchpad (cortesia do driver Apple SPI). Mas há mais…
Principais novidades do Linux Kernel 5.3
- Suporte experimental para AMDGPU Navi, incluindo Radeon RX 5700
- Suporte para Turing TU116
- Suporte para 16 milhões de novos endereços IPv4
- Melhorias ao nível do RISC-V
- MacBook & MacBook Pro com suporte ao nível do teclado e touchpad
- Melhor suporte para NVIDIA Jetson Nano
- Ficheiro swap em F2FS (por omissão)
- Melhorias ao nível da gestão de ficheiros EXT4
E muito mais que está descrito aqui. Para quem pretender atualizar já o kernel do seu sistema aconselhamos a esperar! As distribuições irão em breve disponibilizar tal atualização. Os mais aventureiros podem fazê-lo já. Para os utilizadores do Ubuntu aqui fica os passos a seguir.