Durante alguns anos os utilizadores que pretendiam ver vídeos do Netflix no Linux tinham de realizar um conjunto de passos. Desde 2014, o Chrome passou a suportar HTML5 e então bastava ter o browser da Google instalado para conseguir visualizar os conteúdos da popular plataforma online de streaming de filmes, series, etc.
Recentemente, foi o Firefox que passou a ter esse suporte.
A partir de agora já não precisa de instalar qualquer software adicional para ver vídeos do Netflix no Linux, isto porque o Netflix passou a ser suportado no Firefox. O anúncio foi feito pelo própria Netflix aqui e além do suporte para HTML5, o Firefox passou a ter suporte nativo para streaming de video protegidos por DRM (Digital Rights Management).
A primeira vez que tentar visualizar um vídeo do Netflix no Firefox terá de ativar o DRM e esperar uns segundos até que o componente necessário seja instalado.
Mas porque o Netflix não tinha suporte para Firefox?
A razão pela qual o Netflix não tinha suporte oficial no Firefox devia-se a factos relacionados com a gestão de direitos digitais (popularmente conhecido com Digital Rights Management ou simplesmente DRM).
O Netflix faz uso de uma tecnologia (conjunto de extensões) denominada de Encrypted Media Extensions que possibilitam a transmissão de conteúdo protegido por direitos de autor. Com a nova versão do Firefox, passou a haver suporte para tal requisito, permitindo assim validar se o utilizador possui uma subscrição válida para aceder a determinados conteúdos “protegidos”.