Pplware

LINUX – Directórios e Sistema de Ficheiros

Estamos habituados aquando a instalação do Sistema Operativo Windows, vermos um conjunto de aplicações gráficas que nos proporcionam uma certa facilidade no manuseamento do próprio sistema (ex: Explorer, entre outros), sendo possível desta forma interpretar facilmente a estrutura de ficheiros e directórios do nosso Sistema Operativo.

Quem instala o Linux, inicialmente sem modo gráfico, depara-se somente com um terminal preto que espera por comandos para desencadear uma acção e posteriormente apresentar resultados. É claro que o Linux também possui ferramentas gráficas, tal como o Explorer, e que são bastante completas e poderosas. O sistema de ficheiros do Linux é organizado de forma hierárquica, em forma de árvore, onde o nível principal é designado por / ou directório root (raiz). Para quem quer entrar no mundo do Linux, torna-se necessário saber o que guarda cada uma das directorias que são criadas por omissão num sistema Linux.

Os utilizadores que ainda não possuem qualquer versão do Linux instalado aconselho a efectuarem o download do Ubuntu (por exemplo) e instalarem o VmWare para puderem correr o Linux sem terem de efectuar alterações no sistema. Este é o primeiro tutorial de muitos, por isso é necessário terem as ferramentas necessárias prontas. O TUX agradece.

Para visualizar as seguintes directorias executar o comando ls / Caso necessite de saber a sua localização no sistema de directórios, execute o comando pwd

.

Próximo Tutorial: Permissões em ficheiros

Autor: Pedro Pinto Revisão: Pedro Simões Grafismo: Vítor M.

Exit mobile version