Quem instala o Linux, inicialmente sem modo gráfico, depara-se somente com um terminal preto que espera por comandos para desencadear uma acção e posteriormente apresentar resultados. É claro que o Linux também possui ferramentas gráficas, tal como o Explorer, e que são bastante completas e poderosas. O sistema de ficheiros do Linux é organizado de forma hierárquica, em forma de árvore, onde o nível principal é designado por / ou directório root (raiz). Para quem quer entrar no mundo do Linux, torna-se necessário saber o que guarda cada uma das directorias que são criadas por omissão num sistema Linux.
Os utilizadores que ainda não possuem qualquer versão do Linux instalado aconselho a efectuarem o download do Ubuntu (por exemplo) e instalarem o VmWare para puderem correr o Linux sem terem de efectuar alterações no sistema. Este é o primeiro tutorial de muitos, por isso é necessário terem as ferramentas necessárias prontas. O TUX agradece.
Para visualizar as seguintes directorias executar o comando ls / Caso necessite de saber a sua localização no sistema de directórios, execute o comando pwd
.
Próximo Tutorial: Permissões em ficheiros