O momento da aterragem do rover Perseverance, na superfície de Marte, ficará certamente marcado na história. No entanto, além do rover Perseverance seguiu também um pequeno helicóptero, como o nome Ingenuity, que se destaca por usar Linux como sistema operativo.
Apesar do Linux não ter ainda conquistado o segmento dos Desktops… por agora já “conquistou” Marte!
Helicóptero Ingenuity tem SoC Qualcomm Snapdragon 801 e Linux
Na página do IEEE Spectrum, os engenheiros da NASA JPL disponibilizaram informação onde explicam como é que helicóptero Ingenuity funciona. O principal destaque vai para o facto deste helicóptero funcionar de forma autónoma. O veículo é de tamanho reduzido e tem rotores de 1,2 m feitos de fibra de carbono. Pesa apenas 1,8 kg e é capaz de suportar temperaturas extremas.
O Ingenuity é a primeira aeronave a voar em Marte.
Segundo informações, este “engenho” irá realizar voos de 90 segundos (durante 30 dias, que é o tempo de vida estimado) enquanto está separado da Terra por 10 minutos-luz. Tal significa que a comunicação ou controlo em tempo real é impossível neste cenário.
Relativamente ao hardware e software há também algumas curiosidades. O helicóptero Ingenuity tem um SoC Qualcomm Snapdragon 801 que foi usado pelo Samsung Galaxy S5 em 2014. Este SoC permite captar imagens de 13 MPX e analisá-las a 30 Hz.
Relativamente ao software, mais concretamente ao sistema operativo, foi usado o Linux. Foram feitas várias adaptações e o mais fantástico é que todo o código está disponível no GitHub aqui. Segundo os engenheiros, “Esta é a primeira vez que voaremos com Linux em Marte”!