Pplware

Linux: Como descobrir o endereço IP do servidor DNS

Para que uma máquina consiga aceder à internet primeiro tem de estar ligada a uma rede, ter um endereço IP configurado e também ter configurado um servidor de DNS para ajudar na resolução de nome.

Aprenda a descobrir o seu endereço IP do servidor DNS no Linux.


Para que serve o DNS?

Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.

Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.

Como descobrir o endereço IP do servidor DNS

Para quem usa o CentOS e outras distribuições Linux existem algumas formas de saber quais os servidores de DNS configurados. A mais fácil é através do terminal, usando o comando:

cat /etc/resolv.conf

Também podem usar o comando:

grep "nameserver" /etc/resolv.conf

No centOS podem ainda usar o comando nmtui

 

Como verificar se a configuração está a funcionar?

Existem várias formas de verificar se os servidores de DNS estão a funcionar corretamente. A forma mais fácil é usando o comando nslookup ou o comando dig.

O comando nslookup, que é tipo canivete suíço para avaliar o funcionamento de servidores de DNS. Para saber mais sobre o nsloolup basta que vejam o nosso artigo: Problemas na rede, será DNS?

O comando dig permite fazer consultas mais detalhadas ao serviço DNS.

Estas são algumas dicas para quem pretender saber e testar os servidores de DNS configurados numa máquina Linux. No Windows pode também usar o comando nslookup e no macOS podem usar os comandos nslookup e dig.

Leia também…

Exit mobile version