Viu recentemente a luz do dia a mais recente versão da distribuição Portuguesa de Linux Caixa Mágica. A distribuição que ficou notabilizada pela distribuição em alguns computadores portáteis do programa E-escolas e o computador Magalhães pretende ganhar um novo fôlego com a versão 14.
Esta distribuição, aposta em satisfazer gregos e troianos disponibilizando uma versão com o ambiente gráfico KDE e Gnome. Claro que por exemplo a Canonical também faz o mesmo com a sua “branding” do Ubuntu ao lançar o Kubuntu. Porém o grosso do desenvolvimento e suporte é dado à versão Gnome (Ubuntu).
No caixa mágica fica ao seu critério escolher a versão que mais lhe agrada e se estiver disposto a pagar por suporte de linux em território Luso, certamente esta será uma boa opção. Deixamos-lhe aqui uma lista das suas principais novidades:
SOFTWARE ACTUALIZADO
- Ambiente Gráfico disponível para escolha entre KDE 4.2.2 ou Gnome 2.26.1, entre outros.
- Kernel 2.6.29 com mais suporte a hardware e funcionalidades.
- Instalação de Software através de Apt-RPM / Synaptic, aplicação desenvolvida pela Caixa Mágica. Este software compreende um sistema inovador de instalação de pacotes com funcionalidades de rollback, registo de falhas na instalação e comunicação das mesmas para o servidor central. Pela primeira vez, é disponibilizada uma versão Alpha do Apt-PBO, o primeiro instalador que incorpora tecnologia de Pseudo-Boolean Optimization desenvolvida no âmbito do projecto MANCOOSI pela Caixa Mágica e o INESC-ID.
MELHOR SUPORTE DE HARDWARE
- Suporte ao hardware mais recente disponibilizado pelos fabricantes (Intel, ATI, Nvidia,…).
- Suporte para plataformas 32 e 64 bits (x86_64).
- Funcionalidade de suspender-para-RAM e suspender-para-disco abrangendo mais portáteis.
- Maior gama de placas 3G / banda larga móvel suportadas.
- Suporte a impressoras estendido a novos modelos.
- Novos protocolos de ligações WiFi suportados (Enterprise WPA2, PEAP,…).
É sempre de saudar quando vemos uma distribuição de Linux com qualidade, a continuar o seu desenvolvimento num país em que por vezes projectos de qualidade como este são abandonados.
Os links para download desta distribuição nacional, (que são obviamente tráfego nacional), são apresentados de seguida.