Pplware

Linux Caixa Mágica 12 – Primeiros passos GNOME

O gestor de janelas do momento é sem duvida o GNOME [GNU Object Model Environment], e pelos vistos foi o “eleito” nesta versão do Caixa Mágica, por isso vou explicar como podem aceder aos programas que irão utilizar diariamente no Linux.

A primeira coisa que irão ver quando iniciarem o Caixa Mágica pela primeira vez é a janela do registo do “produto” recomendo que maximizem a janela e cliquem em Próximo, como mostram as seguintes imagens:

Preencham os dados correctamente e prossigam, actualmente este serviço ainda não funciona, mas é só uma questão de tempo.

Para irem a Internet, têm por exemplo o Mozilla Firefox, que é um muito afamado Browser, para o iniciar podem ir ao ícone dele na barra superior do GNOME ou ao menu Aplicações>Rede>Mozilla Firefox.

Isto é uma imagem de uma Janela do Firefox, este moderno Browser é fácil de usar, suporta de origem navegação por separadores, e tem uma panóplia de Extras que o enriquecem, o motor de busca por omissão no CM é o Sapo.

Agora vamos tratar do correio electrónico, quando o iniciarem pela primeira vez terão de configurar uma conta de e-mail, não se preocupem não é difícil, preencham os campos, e vão seguindo o Próximo>Próximo>Próximo. O Evolution encontra-se em Aplicações>Rede>Evolution

Este é o Evolution Mail, o gestor de correio electrónico do GNOME, é fácil de usar, ao inicio pode parecer estranho e um pouco básico de mais, mas com o passar do tempo, ficamos viciados.

Agora vamos apresentar o editor de texto o OpenOffice.org Writer, que é o mais bem sucedido editor de texto “á lá MS Office”, que existe no Linux.

O OpenOffice.org é uma suite completa que trás tudo o que se lhe pode pedir, editor de texto, folha de calculo, base de dados, desenho vectorial, apresentações e criação de páginas Web. Tem uma interface que faz lembrar os antigos “MSOffices” como 2000, abre ficheiros do MS Office, podendo exportá-los também nesses formatos ou por exemplo em PDF.

Hoje em dia com as câmaras digitais com resoluções de milhares de pixeis, ninguém vive sem um bom editor de imagem, no Linux, o menino bonito deste campo é o GIMP, em Aplicações>Gráficos>GIMP

Inicialmente o GIMP parece confuso, pois não foi feito para ter uma curva de aprendizagem ligeira, mas é muito completo trabalha com quase todos os formatos de imagem, é do melhor que se pode arranjar sem pagar.

Agora quem não quer ouvir uma musica para desfrutar melhor a sua utilização de Linux? Neste caso temos o Rhythmbox, Aplicações>Som & Vídeo>Reprodutor de Música Rhythmbox.

Pessoalmente não o considero o melhor programa para o efeito, prefiro o Banshee, mas como ainda não está nos repositórios, não vamos complicar. O Rhythmbox é completo, faz um pouco de tudo, é mais ou menos, uma “Mini-Jukebox” do GNOME.

Já que estamos voltados para o multimédia vamos aos vídeos, existem muitos programas para o efeito, mas o que melhor se integra com o GNOME é o Totem, Aplicações>Som & Vídeo>Reprodutor de Filmes

O Totem é simples e leve, perfeito para aquilo a que foi feito, visualização de filmes, também lê musicas.

Para gerir os ficheiros, basta abrirem uma pasta, o navegador de ficheiros é similar ao Explorer do Windows, para o usar, cliquem num ícone de uma pasta no ambiente de trabalho ou podem aceder as pastas no menu Locais por isso não é por aqui que terão problemas.

Por vezes precisamos de gravar um CD/DVD, quando se usa o GNOME a maneira mais rápida é ir ao menu Locais>Criador de CD/DVD, permite a gravação de muita coisa é especialmente dotado na gravação de ISOs onde é dos programas mais rápidos na tarefa.

Certamente irão mais tarde ou mais cedo precisar de Gerir os programas, ou seja, Adicionar programas ou Remover programas, para tal, acedam ao Synaptic, em Aplicações>Gestor de Pacotes Synaptic.

Remoção, Instalação, Reinstalação e Actualização tudo isto e muito mais é possível no Synaptic, é um dos melhores gestores de pacotes, especialmente quando é para gerir centenas e milhares de pacotes.

Para os adeptos do “Desktop Modding” ou para que não gostar da interface de origem do CM 12, só têm de ir ao menu Sistema>Preferências>Aparência.

Instalação e Remoção de temas fazem-se aqui, podem mudar os temas das janelas, cores, ícones, botões entre outras configurações.

A dada altura será necessário configurar algo, onde? No Centro de Controlo, em Aplicações>Ferramentas>Ferramentas do Sistema>Centro de Controlo Caixa Mágica.

Herdado directamente do Mandriva, é o local onde se configura tudo, Instalação de efeitos 3D (Compiz), Gestão de partições, GRUB, entre muitas, muitas outras funções, este “painel de controlo” tem tudo, é o local onde se configura tudo, de uma maneira fácil e rápida.

Com isto não podem dizer que não conseguem fazer nada em Linux.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro e cedido ao Pplware.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Exit mobile version