Pplware

Linux Acessível: uma distro para pessoas com deficiência visual

Como sabemos, são várias as distribuições Linux existentes, e que servem os mais diversos fins. Mas recentemente perguntaram-me se eu conhecia alguma que fosse indicada para pessoas com necessidades especiais. Pessoalmente nunca havia pensado nisso, apenas conheço software para esse fim, como já aqui e aqui demos a conhecer. No entanto, bastou uma pesquisa na web para encontrar o LinuxAcessível, uma distro Linux direccionada para pessoas com deficiência visual.

Linux Acessível é uma distribuição Linux baseada em Ubuntu e direccionada para pessoas com deficiência visual quer esta seja total, parcial ou surdocegueira. A distribuição está disponível para as pessoas que falem português ou espanhol, e tem como principal objectivo o de adicionar, corrigir e configurar os recursos de acessibilidade e usabilidade para pessoas com deficiência visual poderem utilizar o Ubuntu GNU/Linux a partir do momento da iniciação do sistema, durante a instalação do mesmo e, essencialmente, após este se encontrar instalado.

Basicamente o resultado destas alterações acaba por não ser realmente uma distribuição, como conhecemos, mas um Ubuntu com adequações primordiais e pontuais construídas e desenvolvidas para portadores de deficiência visual. Apesar de ser acessível, o Ubuntu não oferece, por si só, este foco específico para estas pessoas, e daí a razão e necessidade do Linux Acessível.

As principais características do Linux Acessível são:

O Linux Acessível está disponível e é distribuído de forma gratuita, contendo todo o software necessário: browser, programas de apresentação, edição de texto, folha de cálculo, chat, entre outros.. ajustados ao leitor Orca e à linha Braile.


Download: linuxacessivel.org_2.0-PT [634MB]
Homepage: LinuxAcessível

Exit mobile version