Quem acompanha o Peopleware de certo modo acompanha o mundo tecnológico em geral, pelo menos não anda de luz apagada. Nesse sentido apresento-vos o Linutop. Não é um projecto de agora, já conheço este produto há pelo menos 3 meses, no entanto é uma ideia inovadora e de certa forma uma filosofia futurista.
Num futuro próximo, com o desenvolvimento das ferramentas sociais não será de estranhar que deixaremos de ter necessidade de discos físicos na máquina de tamanho gigantesco, isto porque a Internet será o nosso computador no aspecto hardware.
E já se vêm fragmentos desta teoria, alojamento online, abastada largura de banda, ferramentas administrativas, multimédia e afins disponíveis online, o conceito WEB 2.0 que está a crescer e a ganhar adeptos, enfim muitos outros projectos eclodem como se de cogumelos se tratasse.
Este computador interage com essa ideia, não tem disco rígido, funciona com sistema operativo linux e permite pouco mais que ligar à Internet. Existe como é óbvio um mercado já no presente para este tipo de produto, hotéis, cyber cafés, hospitais, bibliotecas, restaurantes, etc…
A máquina é composta pelas seguintes características: Processador AMD Geode 512 Mb ROM e 256 Mb RAM (versão actual) 4x portas USB 2.0 Saída e entrada de áudio 100baseT Ethernet Saída VGA Tamanho: 9.3 x 2.7 x 15 cm Peso: 280 gr Conectividade USB2 (x4) e Wifi O Ecrã é ao gosto do utilizador.