Pplware

Linus Torvalds afasta-se do desenvolvimento do Linux

O Linux está por toda a parte e muitas vezes sem nos apercebemos estamos a tirar partido deste kernel, cujo desenvolvimento foi iniciado em 1991 por Linus Torvalds. No entanto, o criador decidiu afastar-se do desenvolvimento do software de modo a melhorar a sua atitude para com outros programadores.

A dúvida permanece com base noutros exemplos: será que o rumo do projeto vai mudar com o afastamento do seu líder?


Numa nota deixada na Mailing List do kernel Linux, Linus Torvalds explicou que está na altura de alterar o seu comportamento e pediu desculpa a toda a gente que magoou com a sua atitude e más palavras.

Quem segue de perto o desenvolvimento do Linux deve saber que Linus Torvalds é famoso por muitas vezes ter acesas discussões com outros programadores que não são capazes de estar à altura das expectativas. Há cerca de 30 anos que Torvalds comanda o desenvolvimento do software Linux e desde muito cedo começaram a acontecer episódios que desvendaram o seu temperamento.

 

O último episódio…

Não deve ser novidade para ninguém que ao longo da vida precisamos de prestar atenção aos outros e muitas vezes é útil tentar colocar-nos em certas situações de modo a entender certos pontos de vista.

Recentemente, Linus Torvalds mudou o lugar da Linux Kernel Maintainer Summit, que reúne cerca de quarenta dos principais programadores do kernel Linux, do Canadá para a Escócia de modo a ser mais conveniente durante o seu período de férias. Para além disso, Torvalds até tinha pensado não ir à conferência de todo.

Esta sua decisão e comportamento teve consequências e desiludiu muitos dos seus colegas programadores. No entanto, foi uma oportunidade para se autoconhecer e perceber que há algo de errado na sua atitude.

E foi daqui que surgiu a decisão que levou ao seu afastamento.

 

Bugs são difíceis de resolver em seres humanos…

Por vezes, ao longo da vida temos atitudes das quais não nos orgulhamos e que não queremos lembrar. Mas, ainda assim, é possível tirar partido dessas experiências para melhorar e fazer um ligeiro upgrade que melhore a nossa vida e a vida daqueles que convivem connosco diariamente.

Linus Torvalds não é uma base de dados, é um ser humano, e os bugs são mais difíceis de resolver em seres humanos.

Jano Bacon (Consultor de estratégia da comunidade Linux)

Linus Torvalds vai retirar-se por algum tempo para procurar ajuda que o faça começar a perceber as emoções das pessoas e a responder de forma apropriada. O criador do Linux admitiu que não é das pessoas mais empáticas à face da Terra e que, por vezes, tem dificuldade em perceber os outros. Acima de tudo, Torvalds não quer criar um mau ambiente de trabalho.

Apesar de não ter fornecido uma data para voltar ao ativo, o pai do Linux vai voltar.

Isto não é uma espécie de esgotamento. Apenas preciso de me afastar por uns tempos. Não é como se não quisesse continuar a manter o Linux. Muito pelo contrário. Quero continuar muito a fazer este projeto no qual estou a trabalhar há quase três décadas.

Linus Torvalds

Exit mobile version