Pplware

Likewise – Active Directory em Linux

Se ao nível de redes existe uma tecnologia imprescindível para muitos administradores, essa tecnologia é o Active Directory da Microsoft. A fácil gestão de máquinas Windows usando esta tecnologia, sempre foi a justificação para os administradores de redes optarem por usar apenas este sistema operativo.


Se é administrador de redes, saiba que pode agora fazer a gestão de um ecossistema de sistemas misto através do Likewise Open. Esta aplicação gratuita e de software livre, pode de uma forma fácil ligar máquinas Linux, Unix e Mac, ao Microsoft Active Directory e de uma forma segura autenticar os utilizadores com as suas credenciais de domínio.

Para instalar o Likewise Open usando como referência o Ubuntu vá a Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic. Depois de lançada este gestor de pacotes deve procurar por likewise-open-gui e seleccionar para instalar esse mesmo pacote.


Depois de aplicar e instalar esta aplicação, pode lançar o cliente de configuração gráfico que encontrará em Sistema > Adminsitração > Active Directory Membership, e preenche-lo com as suas credenciais, num formato parecido com o da seguinte imagem.


Para todos os amigos da consola, que queiram integrar esta funcionalidade com scripts já existentes por exemplo, claro que existe um comando que faz o equivalente, ora aqui fica ele:

sudo domainjoin-cli join domain.local Administrator

Caso queira abandonar o domínio, poderá fazê-lo pela interface gráfica, ou claro com o seguinte comando na consola:

sudo domainjoin-cli leave

Caso queira que alguém, com credencias que se ligue à sua máquina, fique com privilégios de administração, terá que usar o seguinte comando para editar o ficheiro de permissões de utilizadores ubuntu:

sudo visudo

e no final adicione o seguinte comando:

%OSEUDOMINIO\\domain^admins ALL=(ALL) ALL

E em principio será só isto que precisa. Graças ao contributo precioso da likewise em disponibilizar esta plataforma, fazer parte de um Dominio de Active Directory, não poderia ser mais simples.


Fonte: IN-GAME FOOTAGE

Exit mobile version