Pplware

Ligue-se do Windows ao Linux…e do Linux ao Windows

Como administrador de sistemas, raramente necessito de me deslocar “fisicamente” a uma máquina para poder interagir/fazer a gestão da mesma. Para tal existem muitos protocolos que permitem aos utilizadores aceder remotamente a outras máquinas a partir da sua. Quando tenho a necessidade de fazer a gestão de uma máquina remota com sistema Linux uso por norma o SSH e em alguns casos o VNC. Para aceder remotamente ao Windows, costumo usar o protocolo RDP.

Hoje vamos aprender como configurar os dois cenários (ligar-se remotamente do Windows ao Linux e do Linux ao Windows).

Ligação remota do Windows ao Linux via xRDP (2 passos)

O serviço xrdp digamos que é a versão open source do RDP e permite que máquinas Windows ou Linux possam fazer gestão remota à maquina onde o serviço esteja instalado (Neste exemplo será uma máquina com Ubuntu).

Passo 1 – (Do lado do Linux) Abrir o terminal e escrever o seguinte comando:

sudo apt-get install xrdp

Passo 2 – Abrir o Remote Desktop Connection do Windows (disponível nos acessórios) e inserir o IP da máquina com Linux.

Ligação remota do Linux ao Windows (3 passos)

Para aceder do Linux ao Windows basta executar a aplicação Terminal Server Client que vem nativa com o Ubuntu.

Depois basta inserirem qual a máquina à qual pretendem aceder e as respectivas credenciais de acesso.

Do lado do Windows, é necessário que o acesso remoto esteja activo. Para aceder as configurações relativamente ao acesso remoto, basta carregar com o botão do lado esquerdo sobre o “My Computer” e escolher Properties. Depois no menu apresentado, do lado esquerdo, escolhemos Advanced system settings e depois carregamos no separador Remote e configuramos de acordo com a imagem seguinte.

Desta forma torna-se bastante acessível aceder de qualquer Linux a uma máquina que possua um outro sistema operativo. O Terminal Server Client tem suporte para o protocolo VNC, RDP, RDPv5, XDMCP e ICA

Considerações finais

Se muita das vezes o problema era ligar um Linux ao Windows e vice-versa, agora já tem aqui a solução. Ambos os processos são bastante simples e dão muito jeito. Além dos métodos apresentados, existe sempre o TeamViewer que tem também suporte para Windows e Linux.

Artigos relacionados

Exit mobile version