Pplware

Ligar um LCD 16×2 ao Raspberry Pi para utilizar no XBMC

O Raspberry PI é um dos equipamentos mais populares na actualidade. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos.

Tratando-de de um equipamentos com dimensões reduzidas, porque não ter um monitor à sua escala? Depois de termos apresentado o projecto HDMIPi, o nosso leitor Carlos Almeida partilhou connosco um tutorial que ensina a ligar um LCD 16×2 ao Raspberry Pi para utilizar no XBMC.

Há  algum tempo atrás construí uma caixa para o meu RPi, com um LCD 4.3”, ligado a ficha RC para posteriormente adicionar uma bateria e ter um sistema Linux portátil, mas a ideia passou e neste momento só estou a utilizar o meu RPi como mediacenter e a distro que utilizo é Openelec, como o LCD que tenho ligado a ficha RC não me traz utilidade decidi ligar um LCD 16×2 e neste tutorial vou mostrar como o fiz.

A maneira que utilizei de ligar o LCD ao RPi é a mais difícil mas é a mais barata.

 

Material a utilizar:

Software utilizado:

Primeiramente façam a ligação entre o RPi e o LCD conforme esta imagem (criado no Fritzing):

Ligação de pinos

Nos pinos restantes do potenciómetro (esquerdo e direito), um liga-se ao Ground e o outro ao 5V.

Com as ligações feitas vamos passar ao software, como disse no início estou a utilizar o openelec por isso não posso dizer se funciona da mesma maneira nas outras distros xbmc.

 

Depois de terem transferido o ficheiro que indiquei anteriormente coloquem-no num local acessível (tipo o Ambiente de trabalho) descompactem-no e devem ter uma pasta chamada raspdrivers, um ficheiro chamado LCDd e outro chamado LCDd.conf.

 

Com o RPi ligado vamos ao WinSCP (preferência minha, podem utilizar linha de comandos ssh com o putty ou outro programa, mas com o winscp tenho uma GUI e para mim é mais fácil de fazer este tipo de procedimentos).

Depois de iniciarem sessão no RPI dirigem-se a pasta /storage/.config e arrastam para o programa a pasta e os ficheiros extraídos anteriormente (pasta raspdrivers e os ficheiros LCDd e LCDd.conf).

Façam duplo clique no ficheiro LCDd.conf e verifiquem se as seguintes linhas estão correctas:

DriverPath=/storage/.config/raspdrivers/

ConnectionType=rpi

D7=18

D6=23

D5=24

D4=25

RS=7

EN=8

 

Se quiserem podem também editar a mensagem de boas-vindas e de despedida. Se fizerem alguma alteração no ficheiro não se esqueçam de guardar as alterações.

Agora vão a /storage/.xbmc/userdata

Abram o ficheiro guisettings.xml e verifiquem se a linha <haslcd> está como true se não estiver alterem e guardem as alterações.

O ficheiro LCD.xml é onde podem alterar quais as informações que aparecem no lcd quando estão a utilizar o xbmc. Podem ver aqui uma explicação de como funciona.

Com tudo isto feito agora no XBMC vão ao menu Sistema e abrem o menu Openelec. De seguida mudem o driver LCD/VFD para hd44780. Agora reiniciem o RPi e tudo deve estar a funcionar.

Exit mobile version