Pplware

Ligação Remota a Windows

Para todas nós que que enfrentamos o problema de ter dados espalhados em vários computadores, como eu, é sempre útil existir uma forma de com um conjunto de cliques aceder à máquina que desejamos. No entanto quando nos encontramos numa máquina com Linux, será que isso nos impede de realizar uma ligação remota a uma máquina Windows?

Resposta: Claro que não, pois já alguém se lembrou disso. A aplicação Cliente de Servidor Terminal, torna-se numa boa ferramenta para o efeito, suportando o protocolo nativo de ligação remota do Windows o RDP

Apesar da pouca propaganda dada a esta aplicação, já vem incluída no Ubuntu, mas para sistemas como o Xubuntu por exemplo torna-se importante instalá-la, para proceder a uma instalação de alto nível, utilizando a aplicação Adicionar/Remover Programas, em procurar digita-se a palavra chave “rdesktop”

Seleccionada a aplicação, carregando em aplicar alterações, a aplicação, é descarregada e instalada. Depois deste processo concluido, ou no caso de já ter esta aplicação instalada, pode-se encontrá-la no menu Aplicações > Internet Cliente Terminal Server.

Quanto à própria aplicação, tem uma interface com o utilizador muito idêntica à aplicação de remote desktop da Microsoft. Como é natural, na configuração desta aplicação, é necessário introduzir o endereço DNS ou IP do computador da máquina remota no campo “Computador”, o nome de utilizador, e a senha nos respectivos campos. Nesta aplicação é ainda necessário seleccionar o protocolo, é escolhido o protocolo RDPv5 (protocolo compatível com Windows XP, e posterior) .

Antes de se proceder à instalação convém ainda verificar/configurar outras opções. No separador apresentar, pode-se especificar qual a resolução que se quer configurar, para a sessão do computador remoto, neste caso eu escolhi 1024×768 o mínimo de resolução para se ter uma boa área de visualização. De modo a conseguir-se um bom compromisso qualidade de imagem / largura de banda usada, é aconselhável especificar a opção “utilizar profundidade de cor especifica” para 15 bits.

Por último convém ir ao separador desempenho, e de modo a se conseguir um desempenho bom na interacção com a sessão remota, convém seleccionar a opção “Activar o cache de mapa de bits”.

Depois destas opções todas configuradas, apenas resta estabelecer a ligação com a máquina remota carregando em baixo no botão Ligar.

Esta funcionalidade de estabelecer uma ligação pelo protocolo RDP torna-se de grande importância, quando principalmente se tem um parque extenso de máquinas Windows/Linux e é pretendido por parte de um administrador realizar tarefas de manutenção de um determinado equipamento independentemente do Sistema Operativo.

É ainda uma óptima dica para quem esteja numa máquina Linux queira dar suporte remoto àquelas pessoas que possuam Windows, e ainda não tenham “visto a luz”.

Claro que para este fim, poderia se ter instalado um servidor de VNC na máquina Windows e utilizar o cliente de VNC nativo do Ubuntu.

Mas a minha experiência pessoal diz-me que, o VNC apesar de ser uma excelente tecnologia e ser sobretudo um protocolo aberto, tem uma performance inferior ao protocolo RDP da Microsoft. Aliás nem sempre nas máquinas hospedeiras termos a permissões para instalar o que bem nós entendemos.

Assim sendo porque não utilizar um mecanismo de ligação remota nativo do Windows, que funciona bastante bem em Linux?

Exit mobile version