Pplware

Liferea

Um dos fenómenos que se tem feito notar há uns anitos são os Feeds. A utilização destes é devida a factores muito simples são práticos, estão em todo o lado e existem milhares de programas para os usar. No Linux o Liferea é um deles.

Porquê o Liferea? Bem, primeiro funciona em GNOME o gestor de janelas mais usado actualmente. Além disto como o KDE 4 ainda não se encontra perfeitamente apto para um uso diário, logo não vou apresentar soluções para ele até o lançamento da versão 4.1. Por fim, independentemente de ser um programa para GNOME ou não, é excelente.

Conheci este programa no OpenSuSE, distribuição diga-se de passagem muito original no que toca a programas, e que só por isso já merece ser experimentada.

A semelhança de muitos programas para GNOME o Liferea é fácil e prático. Este é especialmente prático, o facto de não incluir muita tralha torna-o simples.

A utilização é muito simples: O sinal “+” serve para adicionar Feeds. A sete serve para seguir para a próxima entrada não lida. O botão seguinte para marcar uma selecção como lida. E o “reload” para ir a Internet sacar novas entradas.

Actualmente os Feeds tornaram-se muito populares, qualquer blogue dá acesso prático aos seus Feeds. E como estão a mão de semear porque não usá-los?

Note-se que em algumas versões do Liferea basta adicionar o endereço do blogue ou página que querem subscrever. Contudo outras versões requerem algo mais específico, e caso não sigam estas regras abaixo o programa irá crashar sem aviso:

Blogs do Sapo:

endereço_do_blogue/feed/rss

Blogues com WordPress (WordPress.com e alojamentos próprios):

endereço_do_blogue/feed

Blogguer/Blogspot:

Estes são geralmente associados ao FeedBurner, procurem no blogue que irão encontrar alguma referência para os Feeds.

Muito provavelmente a vossa distribuição já o traz nos repositórios podem instalá-lo com o vosso gestor de pacotes gráfico ou usar os seguintes comandos:

Fedora:

su

yum install liferea

Mandriva:

su

urpmi liferea

OpenSuSE:

su

zypper install liferea

Ubuntu:

sudo apt-get install liferea

Outras distribuições e sistemas BSD/Unix no site do Liferea.

Avaliação 5/5

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.

Licença: GNU/GPL Sistemas Operativos: Linux e Unix Download: Liferea 1.4.16b tar.gz para compilar (via Switch) [1.6Mb] Homepage: Liferea

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Exit mobile version