Rolling distro, baseada no Debian Testing
A equipa de desenvolvimento do Linux Mint anunciou na passada terça-feira a sua primeira distribuição do Linux Mint com base Debian, substituindo o padrão da distribuição com base no Ubuntu. Segundo anúncio, esta versão promete ser mais rápida, mais ágil e menos dependente de componentes upstream. Esta será uma versão paralela à versão principal (baseada no Ubuntu) e destaca-se o facto de ser uma rolling distro* .
O desenvolvimento desta versão começou há 3 anos atrás, sendo que após o lançamento do Linux Mint 9 LTS a equipa de desenvolvimento decidiu dedicar mais tempo na evolução do Linux Mint Debian Edition (LMDE). De momento o LMDE apenas está disponível em 32bits com Gnome, e ainda esta a ser analisado se suportará 64bits e KDE.
Fazem parte desta versão os seguintes componentes:
- Ambiente Gráfico: Gnome e respectivos pacotes padrão
- Browser: Mozilla Firefox
- Cliente de e-mail; Thunderbird
- IM: Pidgin
- Player de áudio: Rhythmbox
* Rolling distro – Uma rolling distro para quem não sabe é basicamente uma distribuição que não tem um ciclo de releases de X em X tempo (como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios super actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.