Foi lançada mais uma nova versão do novo KDE da série 4. Esta nova versão marca um novo patamar na estabilidade deste ambiente gráfico para plataformas Linux/Unix, além de trazer também melhorias na experiência com o utilizador.
A nível de novidades de interacção com o utilizador temos:
- Refinamento da tecnologia de interface com o utilizador Plasma, que resulta numa organização mais fácil e intuitiva da área de trabalho. São incluídos nesta versão novos applets que incluem um Lançador Rápido, informação meteorológica, feeds de notícias, banda desenhada, e partilha de ficheiros rápida via serviços “pastebin”.
- Os applets plasma podem agora ser usados sobre o screensaver, de modo a deixar uma nota importante para o utilizador se lembrar quando voltar ao seu computador. O Painel plasma agrupa agora as tarefas em múltiplas linhas e pode agora servir como um tradicional gestor de ficheiros. A systray encontra-se agora melhorada mantém sob controlo tarefas longas como downloads.
- Notificações do sistema e também das aplicações são também agrupadas nesta área. Para economizar espaço, os ícones da bandeja do sistema agora podem ser escondidos e todo o painel agora pode ser automaticamente escondido. Widgets podem ser mostrados tanto em painéis como na Área de Trabalho.
- O gestor de janelas do KWin, usa agora uma técnica física de movimento, de modo a dar um aspecto mais realista a efeitos já conhecidos no Compiz, como o Cubo e Lâmpada mágica.
- O PowerDevil facilita a vida dos utilizadores de portáteis trazendo uma gestão de energia moderna e não intrusiva para portáteis e dispositivos móveis. O programa de compressão Ark oferece extracção e criação inteligente de ficheiros e existem melhorias nas ferramentas de impressão.
Quanto ao nível de avanços nas aplicações:
- O explorador de ficheiros Dolphin tornou-se rápido e mais eficiente contendo um slider para ajustar o tamanho dos ícones facilmente. Novas melhorias na interface incluem alertas de contexto com pré-visualizações e um novo indicador de capacidade para os dispositivos amovíveis. Estas mudanças também foram aplicadas para as caixas de diálogo do KDE.
- A listagem de e-mails do KMail foi melhorada de modo a optimizar o fluxo do trabalho para cada pasta individual. O Suporte para IMAP e outros protocolos também foram melhorados tornando o KMail mais rápido.
- O browser Konqueror melhora o suporte para scalable vector graphics (SVG) e recebe muitas melhorias de performance. Uma nova caixa de diálogo para procura torna menos intrusiva a procura dentro de páginas web. Este browser agora mostra os seus favoritos quando é lançado.
Finalmente as novidades a nível de extensão da plataforma incluem:
- Suporte para scripts melhorado. Os Widgets plasma agora podem ser escritos em JavaScript, Python e Ruby. Estes widgets podem ser distribuídos on-line via serviços web e ferramentas de colaboração on-line como OpenDesktop.org. Os Google Gadgets agora podem ser usados no Plasma e o suporte para os Mac OS X dashboard widgets foi melhorado.
- Versões preliminares de diversas aplicações KDE para Windows e Mac OS X estão disponíveis: algumas aplicações estão nos seus estados iniciais de qualidade, enquanto outras precisam de algum trabalho adicional no conjunto de recursos implementados. O suporte para OpenSolaris está próximo e a um passo de ser classificado como estável. O KDE4 no FreeBSD continua a evoluir rumo à maturidade.
- Assim que o Qt 4.5 estiver disponível sob os termos da LGPL, ambas as bibliotecas KDE e Qt serão beneficiadas sob os termos dessa licença menos ríspida, originando uma plataforma mais competitiva para o desenvolvimento de software.
Para todos os interessados em testar já esta versão, podem descarregar e instalar manualmente, ou verificar se esta já está disponível nos principais distribuidores de KDE. Em baixo seguem links de instalação de algumas das principais distribuições de Linux.