O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros. Considerado por muitos como o sucessor do potente e formidável Backtrack, o Kali é a distribuição perfeita para quem gosta de explorar as vulnerabilidades das tecnologias.
Depois do lançamento do Kali 2.0 há cerca de 7 meses, a equipa responsável por esta distribuição anunciou o primeiro Kali-Rolling (2016.1).
A distribuição Kali mudou para o modelo rolling release. Isto quer dizer que esta distro deixa de ter um ciclo de lançamentos de X em X tempo (como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses).
As rolling distros estão sempre com os repositórios bastante actualizados, com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge. Um sistema de rolling release pode ser resumido como “actualizações pequenas mas frequentes”.
Como actualizar do Kali 2.0 para o Kali Rolling
Para actualizar do Kali 2.0 para o Kali Rolling basta que execute os seguintes comandos no terminal.
cat << EOF > /etc/apt/sources.list
deb http://http.kali.org/kali kali-rolling main non-free contrib
EOF
apt-get update
apt-get dist-upgrade # get a coffee, or 10.
reboot
O Kali é uma distribuição completa, baseada em Debian, e que pode ser instalada em qualquer máquina, facilitando assim a actualização das ferramentas que o compõem e que dão suporte às funções de testes de rede e de sistemas. O Kali-Rolling está disponível numa versão Full, Light e Mini assim como em versões já preparadas para o VMware e Virtualbox.