O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.
Recentemente foi disponibilizada uma versão Beta no novo Bodhi Linux 3.0. Vamos conhecer as novidades.
O Bodhi Linux 3.0 oferece uma agradável experiencia de utilização. Com várias melhorias gráficas em toda a interface, esta nova versão está rodeada de leves efeitos que vão desde o cursor do rato até aos menus.
Ao nível das aplicações há várias actualizações, das quais se destacam o ePad text editor (que substitui o Leafpad) e também no eepDater system updater.
Ao nível do terminal, o Bodhi Linux 3.0 vem com o Terminology que tem como principal objectivo dar uma nova via ao terminal do Linux. Com o Terminology, o utilizador pode ver thumbnails das imagens, ver vídeos, documentos, adicionar um background ao terminal…e muito mais.
Principais características do Terminology
- Suporte para backgrounds
- Suporte para Transparência
- Suporte para Temas
- Detecção automática de links
- Funciona no X11
- Funciona no Wayland
- Funciona directamente sobre o Linux framebuffer
- Possibilidade de dividir o terminal
- Possibilidade de pré-visualizar imagens, vídeos, documentos
- Suporte para Drag & Drop
- Suporte para teclas de atalho
- Bloquear texto seleccionado
- …entre muitas outras características
Ao nível do Artwork, há também muitas novidades.
Para realmente sentir o “feeling” deste sistema operativo é necessário que o instale. Pessoalmente gostei bastante da forma harmoniosa como o sistema se comporta e da interacção entre utilizador e sistema operativo. Há vários perfis, há vários temas…é só escolher. Experimentem e depois digam-nos o que acharam desta pequena….grande distribuição Linux.