Apesar de todas as controvérsias que têm surgido na blogosfera sobre o Flash, este continua a ser um must have em qualquer browser, para que possamos ter acesso aos conteúdos de determinados serviços (ex. site de vídeo YouTube).
Para um utilizador que se inicie no mundo Linux, por exemplo, através através do Ubuntu, a não presença do flash pode ser de imediato uma barreira que faça o utilizador voltar ao sistema operativo anterior.
No entanto, a instalação do flash no Ubuntu é algo simples, sendo possível ser efectuada de diversas formas. Vamos analisar dois métodos de instalação do flash.
Como exemplo, usamos o YouTube. Ora um utilizador iniciante no mundo Linux, acede ao YouTube para ver o famoso vídeo do Tiozinho vai vai vai e recebe uma mensagem que necessita actualizar o Adobe flash player. Neste momento, o utilizador ou fecha o browser ou aventura-se na sua primeira instalação do flash.
Método 1 – Instalação via browser
Para isso, carrega em Install Missing Plugins
De seguida, deverá escolher um dos três plugins. Aconselhamos o Adobe Flash Player
Após instalar, basta carregar em F5 ou fazer refresh e podemos verificar que o Firefox ja possui suporte para reproduzir objectos flash.
Método 2 – Instalação via terminal
A instalação do flash pode também ser realizada comodamente via terminal. Para isso, o utilizador apenas terá de executar o seguinte comando:
sudo apt-get install flashplugin-nonfree flashplugin-installer
Agora resta-nos partilhar o vídeo com vocês e dizer algo como vai vai vai..na na na
A instalação do flash é algo simples de realizar. No entanto, considero que numa primeira abordagem este “pequeno” processo possa assustar alguns novatos que se iniciam no mundo Linux. Noutro dia ouvi alguém dizer: “Linux, não!!! experimentei e nem consegui abrir vídeos no YouTube”