Pplware

IBM anunciou a compra da Red Hat, a gigante do Linux e do open-source

O mundo do Linux tem muito para oferecer às empresas, muito por causa da sua filosofia open-source. Com o código aberto, podem ser verificadas as aplicações e os sistemas usados, garantindo a segurança.

A gigante IBM deu agora um passo para dentro deste universo, ao anunciar a compra de outra empresa ligada ao mundo do Linux, a bem conhecida Red Hat.


Quem conhece o mundo Linux conhece bem a Red Hat. Esta é uma das maiores empresas ligadas ao sistema operativo open-source e também uma das que lidera a implementação deste sistema e dos serviços no mundo empresarial.

Agora, e numa situação que poucos esperavam, a IBM avançou com o anúncio de que está a adquirir a Red Hat, num negócio que deverá estar terminado em meados de 2019, após a aprovação das entidades reguladoras, como é normal.

Os valores avançados pela IBM para esta compra rondam os 34 mil milhões de dólares, pretendendo a IBM comprar a totalidade das acções da Red Hat, dispondo-se a pagar 190 dólares por ação, em dinheiro.

O interesse da IBM na Red Hat é muito específico e está bem identificado. A ideia principal desta compra é tornar a IBM como a fornecedora número 1 de serviços de cloud híbrida, mantendo a Red Hat independente, como uma unidade independente da sua divisão cloud.

Ambas as empresas estão cientes do impacto que esta compra pode ter no mundo Linux e por isso estão comprometidas em manter muito do seu código aberto e entregue à comunidade para que o possa validar e até melhorar.

Esta poderá ser a compra do ano, dado os valores envolvidos e o impacto que terá no mercado das tecnologias. Resta saber se a Red Hat irá agora aproveitar todos os recursos da IBM para conseguir crescer e desenvolver as suas soluções, em especial o seu sistema operativo.

Exit mobile version