Pplware

i-Nex – Um clone para Linux do CPU-Z

As vezes somos questionados sobre o hardware da nosso máquina e por incrível que pareça não sabemos muito bem o que temos. Recentemente um colega questionou-me sobre uma aplicação para Linux que permitisse visualizar a informação relativamente ao hardware.

No Pplware já apresentamos o HardInfo e ensinamos a usar o comandos dmidecode. Hoje vamos conhecer o i-Nex.

Quanto pretendemos saber qual o hardware da nossa máquina raramente necessitamos de a abrir e verificar quais os componente que fazem parte da mesma. Por outro lado, em alguma situações, abrir a máquina significa perdemos a garantia e não vale a pensa arriscar.

Para saber comodamente qual o hardware da sua máquina, estão disponíveis várias aplicações para o efeito e para os mais diversos sistemas operativos. Uma dessas aplicações é o i-Nex.

i-Nex é uma ferramenta que disponibiliza ao utilizar, através de um interface gráfico, informações detalhadas sobre o hardware do nosso sistema.

Informações disponibilizadas pelo i-Nex

O i-Nex disponibiliza informação separada em 10 separadores:

Como instalar o i-Nex?

Para instalar o i-Nex deverá abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:nemh/gambas3
sudo add-apt-repository ppa:eloaders/i-nex-daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install i-nex

De seguida localize o i-nex via Dash para a sua execução.

O i-nex é uma pequena ferramenta gráfica para Linux que nos permite identificar facilmente os componentes do nosso sistema. Experimentam pois ficamos a espera do vosso feedback.

Exit mobile version