Pplware

HP lança interface para Ubuntu

Algumas empresas têm dados passos tímidos, mas importantes, de encontro à adopção e maior massificação do Linux no mercado de utilização pessoal. Nesta temática a HP é um dos recentes “players” neste mercado.

O gigante norte americano, lançou recentemente a sua interface com utilizador, que corre por cima do Ubuntu. Esta interface apresenta-se bastante funcional e sóbria, para utilizadores de Netbooks, com o mínimo de conhecimentos de informática. Esta vem, para já, instalada no seu modelo HP Mini 1000. Embora dependendo do sucesso deste modelo, há já rumores de que possa ser expandido para outros dispositivos da HP.

Por detrás da interface, a versão usada do Ubuntu no HP Mini 1000, é a 8.04 de suporte longo, o que significa que além de possíveis updates da HP, esta versão terá actualizações de segurança da Canonical, durante cerca do próximo ano e meio. Esta versão “kitada” do Ubuntu vem equipada com tudo o que de melhor se faz no mundo do software livre, exemplos desse software são, o Firefox, Thunderbird, Sunbird, OpenOffice e Pidgin.

Quanto à interface em si, está organizada em 4 secções importantes, Mail, para o utilizador poder ver os seus emails, Web para poder procurar informação na net, ou poder aceder aos seus sites favoritos. Music, listagem dos álbuns favoritos a que o utilizador pode aceder e Photos, secção com fotografias favoritas do utilizador.

No entanto, o interface com o utilizador não se fica por aqui: se o utilizador clica na opção “Start New Program”, um lançador de programas é mostrado onde organiza as aplicações em várias categorias tais como Internet, Media, Utilities, Work, Play e All (todas as aplicações).

Para todos os utilizadores que estejam interessados em testar esta interface, já existiu alguém, nos forums do Ubuntu que o conseguiu fazer, aparentemente qualquer distribuição de Linux baseada em Debian consegue instalar este interface. O Link para essas instruções encontra-se no final do artigo, para que todos os aventureiros queiram tentar a sua sorte.

Posso afirmar que para mim, sem sombra de dúvidas, este é o interface que reúne o compromisso de ser mais atraente e funcional, feito até agora sobre Linux.

Aplaudo o facto da HP, (um longo parceiro da Microsoft), começar a reconhecer o potencial de Linux para ser usado por qualquer utilizador. Isto demonstra mais uma vez a grande flexibilidade do Linux e do software livre, de modo a serem adaptados para agradarem a “gregos e troianos”.

Isto é um bom sinal para os tempos que se adivinham. Resta agora esperar que outros OEM, que ainda estejam apenas sobre alçada da empresa de Redmond, sigam o mesmo caminho. Isto porque em última instância, todos ganham com a maior concorrência destes sistemas, principalmente o consumidor final.

Fonte: Downloadsquad Instalação: Ubuntu HP

Exit mobile version