Pplware

Guia Linux de Bolso

bash1.jpgO tema hoje é Linux !!!! Para uns o sistema operativo todo poderoso para outros o terror dos SO’s.

Mas afinal o que tem de tão poderoso os sistemas baseados em Unix?

Para mim a resposta é: O Terminal. Para quem não sabe, e para quem só está habituado a Windows, o terminal é semelhante à comand line (DOS) no windows.

Bem, mas e o que se faz no Terminal Linux? Resposta simples também: executam-se comandos. O Terminal Linux põe à disposição do utilizador muitos, mesmo muitos comandos que nos permitem fazer de quase tudo através de uma simples command line.

Deixem-me contar aqui uma breve história para saberem o quanto fundamental é a linha de comandos do Linux.

Na semana passada queria visualizar um ficheiro de log, criado em windows e que tinha um tamanho de aproximadamente 500 Mb…Ufa…500 Mb de texto é dose, experimentei abrir com o notepad, wordpad, notepad++…

Conclusão: nada, não consegui abrir o referido ficheiro. Não se esqueçam que são 500 Mb de texto, isso em caracteres deve dar uma conta jeitosa. Feito isto, tinha de arranjar outra solução.

Passei o ficheiro de log para uma máquina a correr Linux –> Terminal e sai um:

$ cat ficheiro.log …

Impressionante, simplesmente impressionante, o conteúdo do ficheiro estava a ser “descarregado” para no terminal…Bem, executei Ctrl + C porque não queria ver todo o conteúdo mas simplesmente os últimos registos..Sai um

$ tail ficheiro.log

e os últimos 10 registos apareciam no terminal…Mas eu queria os últimos 20 !!! Ok, sem problema algum,

$ tail -20 ficheiro.log

E já agora os primeiros 15:

$ head -15 ficheiro.log

Impecável !!! Impecável (como dizem o Quim Roscas e o Zé Estacionâncio)

Então e se eu quiser que o resultado da minha pesquisa (por exemplo ver os 15 primeiros registos) seja guardado num outro ficheiro?

$ head -15 ficheiro.log > ficheiro_aux.log

(Nota: se usarmos > ele limpa o conteúdo do ficheiro (se existir) e escreve a nova informação. Se usarmos >> é acrescentada a informação ao final do ficheiro)

Para terminar, uma vez que este assunto tem pano para mangas, uma simples pesquisa dentro do ficheiro. Imaginamos que eu quero procurar dentro do meu ficheiro.log (de 500 Mb) o nome pplware:

$ cat ficheiro.log | grep “pplware”

Bem, para quem ficou fascinado deixo aqui um pequeno guia “amigo” de bolso que contém alguns dos principais comandos usados no terminal do Linux.

$ echo “Divirtam-se !!!!!!”

Download: Guia Linux (Fosswire) [73,4 Kb]

Download (alternativo): Guia Linux (Fosswire) [73,4 Kb]

Exit mobile version