Já por aqui falamos em várias muitas formas de agendar o shutdown automático das vossas máquinas mas, se a memória não me falha, era tudo aplicações para Windows.
Hoje apresento-vos o GShutDown que é um utilitário para Linux e com um interface desenvolvido em GTK+2. Permite agendar o desligar ou reiniciar da vossa máquina de forma muito simples. Através desta aplicação podemos definir graficamente uma determinada data/hora ou apenas um contador para que a acção seja realizada.
Normalmente para fazer esta acção recorria ao fantástico crontab que é “simples” e eficaz ou mesmo ao agendamento via terminal como mostra os seguintes exemplos:
O computador desliga em 50 minutos
$ sudo shutdown -h 50
O computador reinicia as 20:40
$ sudo shutdown -r 20:40
Com o Gshutdown tudo é mais simples pois a interface gráfica permite-nos definir uma série de instalações:
Como Instalar?
Como exemplo usei o Ubuntu 9.10 e recorri ao Ubuntu Software Center que permite de forma muito simples instalar qualquer programa. Basta escrever o nome da aplicação e carregar na seta para avançar.
Para iniciar o GShutDown basta irem a Acessories –> GShutDown
O GShutDown encontra-de disponível para outras distribuições de Linux. Para quem efectuar por exemplo o download do source code pode compilar e instalar através dos seguintes comandos (depois de descompactar, entre na directoria do programa):
$ ./configure
$ make
# make install (como root)
Características
- Compativel com Gnome, KDE e XFCE
- Compatível com GDM e KDM para efectuar shutdown sem a necessidade de estar como root
- Notificações visuais
- Três diferente perfis para agendar uma tarefa: por data/hora, contador crescente e agora
Screenshots da aplicação
Acesso rápido aos perfis de configuração