As ferramentas da Google podem ser acedidas de qualquer lugar na Internet. Para além do acesso via browser existe também a possibilidade de acedermos aos nossos dados (email, agenda, documentos, imagens e contactos) através de clientes desenvolvidos para o efeito. Uma lacuna que existia era a possibilidade de acedermos a esses dados através da linha de comando de Linux. Pois essa falta deixou de existir porque a Google passou a disponibilizar em “cliente” para ser utilizado directamente da shell do Linux, o Google Command Line Tool.
Este conjunto de scripts desenvolvidos em Pyton vão permitir a todos os utilizadores efectuarem a gestão dos conteúdos alojados nos servidores da Google, nos diferentes serviços, de forma simples e fácil. Evita ainda que deixem de ter de recorrer a interfaces gráficas para realizar as tarefas simples do dia-a-dia.
Naturalmente que esta ferramenta se destina a todos os utilizadores de Linux que fazem da linha de comando (shell) o seu “Ambiente de Trabalho” preferido.
Tarefas simples como adicionar entradas na agenda ou ver o contacto de um amigo podem ser feitos através da linha de comando, bastando para isso invocar um comando com 2 ou 3 parâmetros.
Os serviços da Google cobertos pelo GoogleCL são para já:
- Blogger
- Calendar
- Contacts
- Docs
- Picasa
- YouTube
Os comandos são vários, mas todos muito parecidos entre as aplicações, o que permite que consigamos de forma fácil decorar as possibilidades que temos.
Vamos deixar-vos aqui alguns exemplos de comandos, um por serviço:
Blogger
$ google blogger post --title "Pplware" "Teste do googleCLI"
Calendar
$ google calendar add "Escrever para o pplware"
Contacts
$ google contacts list name,email > contactos.csv
Docs
$ google docs edit --title "Lista de artigos"
Picasa
$ google picasa create --title "Pplware" ~/photos/pplare/*.jpg
Youtube
$ google youtube post --category Tecnology pplware_ipad.avi
A instalação desta ferramenta é extremamente simples. Basta que descarreguem o pacote adequado à distribuição que utilizam e depois executem um de dois passos:
- Caso esteja a usar um Ubuntu podem simplesmente e via interface gráfica navegar para a localização onde gravaram o .deb e apliquem um duplo clique sobre o ficheiro. Será apresentada a caixa de instalação do Packege Installer e devem apenas escolher a opção Install Package.
Se preferirem instalar por linha de comando basta que abram uma shell e executem os comandos abaixo:
cd <pasta-onde-gravaram-o-ficheiro>
sudo dpkg -i googlecl_0.9.7-1_all.deb
- Caso estejam a utilizar outra distribuição diferente que não o Ubuntu devem executar os seguintes comandos numa shell
cd <pasta-onde-gravaram-o-ficheiro>
tar xzvf googlecl-0.9.7.tar.gz
cd googlecl-0.9.7
sudo python setup.py install
Fica então apresentada mais uma forma de acederem aos dados que colocam na nuvem da Google. Esta é especialmente para todos aqueles que, tal como eu, gostam mais da shell e de todo o seu “poder” que dos ambientes de trabalho gráficos comilões de recursos e de energia!