Pplware

Gnome OS X Leopard

Como sei que gostam muito de Deskmod e coisas similares decidi fazer um artigo sobre como meter o GNOME parecido com “novo” Sistema Operativo da Apple, o MacOS X Leopard. Este artigo foi todo baseado num projecto existente no Sourceforge.net, chamado Mac4Lin, cujo objectivo já perceberam qual é, meter o GNOME igual ao MacOS X, se seguírem este artigo podem ficar com o gestor de janelas mais ou menos assim:

Antes de começar o meu Desktop era exactamente assim:

Já estão a ver que temos muito trabalho pela frente certo? Estão prontos para começar? Primeiro vamos lá sacar os seguintes ficheiros:

Download: Mac4Lin Part I [14.70MB] Download: Mac4Lin Icons Part II [13.73MB] Download: Mac4Lin Wallpapers Part III [11.97MB]

Como já repararam o projecto está separado em três partes, a primeira são temas e afins, a segunda são os icones e por fim a terceira são imagens para o fundo. Agora criem uma pasta chamada Mac4Lin, por exemplo na pasta Home, tratem de extrair os ficheiros.

Como? Cliquem sobre um destes ficheiros comprimidos com o botão direito do rato, e verão que está presente uma opção de extracção, caso contrário verifiquem se os pacotes File-Roller, para GNOME, e/ou Ark, para KDE, estão instalados.

Vamos começar por extrair a primeira parte, depois de extraído, abrimos a “recem” criada pasta, seleccionamos tudo o que lá se encontra, agora com o botão direito escolhemos cortar, vamos agora a pasta que criamos, a chamada Mac4Lin, e colamos os ficheiros, façam isto também para a terceira parte, deixem a segunda como se encontra. No final devem ficar com uma pasta mais ou menos com este conteúdo:

Vamos começar por algo básico, escolham um Wallpaper qualquer da lista, são sabem fazer isto? Então? Vamos lá a área de trabalho, botão direito > Alterar o Fundo da Área de Trabalho. Na nova janela escolhem Adicionar, e adicionam os wallpapers que quiserem, no meu caso vou meter um que não está no pacote do Mac4Lin 😀

Que tal? Agora estão a ver essa barra de menu que tenho em baixo? Se tiverem uma igual eliminem-na, botão direito>Remover Este Painel. E agora modifiquem o topo da barra para ficar mais ou menos como a minha, procurem lá nos applets do GNOME, o ícone da pesquisa e o da alteração das áreas virtuais, se está parecido com isto, estão no bom caminho:

Nota: Não se esqueçam de destrancar os itens do painel para os poderem mover, o que meti, da esquerda para a direita: “Barra de Menu”, “Alternador de Áreas de Trabalho”, “Selector de Janela”, “Área de Notificação”, “Controlo de Volume”, “Relógio” e “Procurar Ficheiros…”. Podem eventualmente colocar a “Lista de Janelas” a seguir a “Barra de Menu”, para se desenrascarem melhor.

Continuando, vamos mudar o tema do GTK, vão a Sistema > Preferências > Aparência, agora escolham instalar, abram a pasta “Mac4Lin” que criaram, e abram agora a pasta “GTK Metacity Theme”, agora escolham um destes temas, no nosso caso é melhor escolherem ou o GTK simples ou o Graphite, sem o MacMenu.

Já está a ganhar forma, não está? Pronto, agora vamos mudar as decorações das janelas, vão novamente a aparência, agora no separador Margem da Janela, seleccionem o tema Mac4Lin_qualquer_coisa.

E vai uma dica? Vão a consola e escrevam:

gconf-editor

Agora vamos fazer um dois em um, primeiro vamos a apps>metacity>general e procurem a entrada “button_layout”, com o botão direito seleccionem “Editar Chave…” e deixem o valor como “close,minimize,maximize:menu”, ainda não acabou, vamos agora a apps>nautilus>desktop e vamos seleccionar todas as opções, de maneira a que se possa ver o ícone do Computador, Home, Rede, Lixo e os Discos e Volumes.

Vamos agora fazer uma trafulhice… Vamos sacar este ficheiro:

Vamos extrai-lo para onde quiserem. Copiem os ficheiros “distributor-logo.png”, “start-here” e “gnome-main-menu.png” que está na pasta “places” dentro da pasta “scalable”. Lembram-se do ficheiro de ícones que eu vos disse para não extraírem? Esqueçam, vamos extrai-lo e agora!

Abram lá a pastinha extraída que tem o nome de Mac4Lin_Icons_v0.4, e vamos a scalable>places e colamos os ficheiros anteriormente copiados, e ele pergunta se os queremos sobrepor, e nós respondemos que sim! Estamos a acabar, agora seleccionem o ficheiro tar.gz original e eliminem-no, seleccionem a pasta dos ícones, a Mac4Lin_Icons_v0.4, botão direito>Criar Arquivo…, escolham criar.

Já está? Ora agora abram a janela da aparência novamente e instalem o ficheiro de .tar.gz que criaram…

O que é que eu disse? Um GNOME á lá OS X com logo da Apple e tudo!

Acabou? Ainda não, vamos novamente a Aparência, no separador “Interface”, fazemos o seguinte:

O que falta? Pouco, só mesmo a Dock, é assim, se usarem os efeitos do Desktop 3D, nomeadamente o Compiz-Fusion e usam Ubuntu, sigam o guia aqui feito pelo Pedro Pinto aqui, sobre o Cairo-Dock, os outros que não usam Ubuntu nem “familiares”, podem usar a Avant-Window-Navigator, procurem nos repositórios que ela deve estar lá.

Estamos quase a acabar, agora instalem, se já não está o Compiz-Fusion, o CompizConfig-Settings-Manager, falta também o Emerald e o Avant-Window-Navigator caso não usem a Cairo Dock.

Depois de activarem o Compiz-Fusion, temos de activar o Emerald.

Como? Vamos ao CCSM, agora a “Decoração da Janela”, estão a ver esse quadrado que diz “command”? Escrevam nele “emerald –replace”. Reiniciem a sessão, e já está, o Emerald a correr, é o momento de irmos ao Emerald-Theme-Manager, procurem um botão que diz “Import…”, e agora é só importar o ficheiro que está na pasta Mac4Lin>Emerald Theme, neste caso pode ser o Graphite ou o Normal, depende daquele que escolheram anteriormente.

Este é mais ou menos o resultado, mas de volta ao Emeral-Theme-Manager, vamos configurar umas coisas, nomeadamente no separador “Opções do Emerald” vamos retirar o visto na opção “Usar fade nos botões”, e se quiserem, também podemos retirar a sombra, que além de pesada para a máquina, não é muito realista, de volta ao separador “Opções de temas”, vamos ao sub-separador “Editar temas” e agora finalmente ao sub-sub-separador “Moldura/sombra” e reduzir a Opacidade para 0,01.

Quase a acabar, vamos finalmente, a Dock, se usam a Cairo-Dock, já acabaram, caso usem a Avant-Window-Navigator, estamos quase…, primeiro iniciem-na, agora sobre a Dock botão direito>Preferências, do lado esquerdo vamos escolher “Themes” e vamos adicionar o tema que vem no pacote Mac4Lin>AWN Dock Theme, e configurem a Dock ao gosto, podem eventualmente ter de reiniciar a sessão, ao instalarem o tema, ou quando o aplicarem, mas fora disso, é tudo. Só falta uma ultima coisa, querem que a AWN ou a Cairo-Dock, inicia a sessão junto ao GNOME?

Como? Simples, vamos a Sistema > Preferências > Avançado > Sessões, e adicionamos por exemplo:

Agora sempre que iniciarem o GNOME a AWN ou a Cairo-Dock também vêm incluídas, vou deixar mais uns screenshots, só para chatear… Hã e já me esquecia, o Wallpaper que usei pode ser encontrado aqui.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.

Homepage: Mac4Lin Homepage: Compiz-Fusin Homepage: Avant-Window-Navigator

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Exit mobile version