Pplware

GNOME Do 0.6.1

Todos nós estamos habituados na nossa interacção com computadores, a lançar as aplicações sempre da mesma forma. Apesar disso existem diferentes paradigmas de navegação e interacção com tarefas, que podem ser usados nos ambientes gráficos das principais distribuições de Linux. O lançamento de aplicações por um menu é o processo mais comum, além disso pode-se usar “Docks” onde o AWN é um exemplo. Bem e depois existe o GNOME Do.

O GNOME Do é um lançador de tarefas inteligente, baseado em larga medida no QuickSilver, o que torna a execução de tarefas comuns um processo simples e eficiente. Não só lhe permite lançar aplicações no seu computador, como realizar pesquisas a contactos, bookmarks, documentos pessoais, música, etc…

O processo de instalação utilizando a distribuição Ubuntu, como já vem sendo habitual, não podia ser mais amigável. Para o efeito, é necessário invocar o Gestor de Pacotes Synaptic no menu Sistema > Administração. Como esta aplicação já se encontra nos repositórios do Ubuntu, apenas é preciso procurar por “gnome-do” (sem aspas), e seleccionar o pacote respectivo. Incluído com este pacote é instalado o “gnome-do-plugins” que trás uma selecção bastante útil de plugins que permitem ao GNOME Do interagir com várias aplicações típicas e procurar outra informação como contactos do Evolution e Pidgin, bookmarks do Firefox, artistas e álbuns do Rythmbox, etc..

Depois de instalado, pode-se ter acesso ao GNOME Do, através do menu Aplicações > Acessórios. Ao ser lançado é criado um ícone no painel superior na área de notificações. Um click com o botão direito do rato dá acesso às suas preferências:

Quando é lançada a caixa de diálogo das preferências, existem três separadores. O separador “General” controla configurações como o comportamento da aplicação e a sua aparência. O separador “Keyboard” permite editar os atalhos para a função de chamar o GNOME Do, e a de introduzir texto no clipboard. O terceiro e talvez mais importante separador como o próprio nome sugere, diz respeito aos “Plugins” a carregar com a aplicação, de modo a estender as suas funcionalidades. Para não tornar a utilização do GNOME Do demasiado complexa, neste exemplo são carregados os plugins “Files and Folders”, “Firefox” e “Gmail”.

No exemplo aqui apresentado, é ainda necessário no plugin do Gmail, carregar em “Configurações”, e introduzir o endereço de email e password do Gmail. O botão “Aplicar” autentifica o utilizador na sua conta de Gmail

Agora chega a altura de se testar algumas das potencialidades do GNOME Do. No caso de não se ter alterado os atalhos existentes, utilizando a combinação de teclas teclas Super (tecla do Windows) + barra de espaço e de seguida digitando uma palavra-chave desejada, pode-se por exemplo fazer uma pesquisa simples por uma aplicação, neste caso é dado como exemplo o Pidgin.

Como pode ser visto na imagem anterior, nem foi preciso escrever totalmente pidgin para a aplicação ser sugerida, foi bastante fácil não?

Vamos agora tentar algo mais difícil, neste caso vou procurar o contacto de uma amiga existente nos meus contactos de Gmail, para lhe mandar um mail. Novamente usa-se a combinação de teclas + barra de espaço, e indexa-se os contactos do Gmail

Depois basta procurar pelo nome da pessoa, e voilá…

Depois de seleccionado o contacto, é lançada uma janela para compor um novo email, usando o cliente de email pré definido no Ubuntu, no meu caso é lançado o Evolution.

. Importa referir que muitos dos pressupostos do QuickSilver se aplicam no Gnome Do, o que certamente agradará aos utilizadores de Mac OS e do QuickSilver, que também são utilizadores de Linux, como tal algumas das tarefas aqui descritas, são apenas gotas num vasto oceano.

O vídeo do autor da aplicação, descreve em maior detalhe as suas funcionalidades.

Licença: GNU GPL v3 Sistema Operativo: Gnu/Linux Homepage: GNOME Do

Exit mobile version