Pplware

GNOME 2.26 lançado

Foi lançada recentemente mais uma versão do popular ambiente gráfico, multi plataforma GNOME. Mas afinal, o que traz esta versão de novo?


Brasero

Embora as versões anteriores do GNOME tivessem já suporte de gravação de CD’s e DVD’s, nesta versão, o suporte é expandido e melhorado numa nova aplicação que passa a fazer parte do projecto, o Brasero.

Este programa inclui novas funcionalidades que não eram suportadas pelo Nautilus, tal como gravar CD’s de Audio, com a funcionalidade de preview das suas tracks, track splitting e normalização de volume.

Outras funcionalidades mais avançadas, como suporte total de multi sessão, verificador de integridade e suporte para múltiplos sistemas de gravação, fazem do Brasero uma solução de gravação moderna.


Partilha simplificada de ficheiros

O GNOME 2.26 inclui agora um plugin para o gestor de ficheiros Nautilus, que permite partilha fácil de ficheiros, via protocolos WebDAV, HTTP e Bluetooth.


Evolution melhora a migração de correio

O cliente de email e produtividade Evolution ganhou duas novas funcionalidades que ajudam à migração de utilizadores Windows para esta plataforma.

A primeira nova característica é a possibilidade do utilizador poder importar as pastas Microsoft Personal Outlook (ficheiros PST) directamente para o Evolution. Dados de email, contactos, eventos, tarefas e entradas de jornais, são suportadas nesta importação.

A segunda e interessante nova funcionalidade é o suporte total do protocolo MAPI da Microsoft. Isto é o protocolo que a empresa de Redmond, utiliza para comunicar com o serviço Exchange.

Melhorias ao Media Player

O GNOME media player, contém algumas novidades interessantes. Uma das novas funcionalidades presentes em alguns media players actuais permitem, utilizando os protocolos UPnP ou DLNA, oferecer a opção de partilhar conteúdo digital. Seguindo esta tendência e incluindo o Cliente Coherence DLNA/UPnp é possível navegar e correr conteúdos multimédia dentro do Media player da GNOME.

Desde algumas versões atrás que o media player suporta legendas no formato *.SUB e *.SRT. Pois uma excelente nova funcionalidade é que não terá que procurar mais por legendas, o media player GNOME, traz um plugin que lhe permite automaticamente encontrar as melhores legendas para o seus filmes e séries.

Novo controlo de volume PulseAudio

A tecnologia PulseAudio é cada vez mais o standard ao nível do encaminhamento, das entradas e saídas e mistura de áudio nas plataformas de software livre. Esta tecnologia tem suporte para controlo individual de som por aplicação, suporte plug-and-play e reencaminhamento de dispositivos de som (isto é por intermédio de placas de som USB).

O novo controlo de volume do GNOME, permite-lhe tirar partido destas funcionalidades e ter acesso a mais opções nas novas configurações, de preferências de som, do controlo de volume.


Suporte para múltiplos monitores e projectores

A nova ferramenta de opções de visualização permite-lhe ter uma melhor visão dos monitores e projectores que tem ligado e torna mais fácil que nunca, configurar os seus monitores usando diferentes opções.


Comunicação quase “Telepática”

O novo cliente de mensagens instantâneas Empathy evolui a passos largos. Parte desse processo, deve-se ao estado de maturação do framework Telepathy. Foi esta plataforma que deu um passo em frente, incluindo no Empathy suporte para transferência de ficheiros (protocolos Jabber e ligação local por XMPP), suporte de convite para sala de conversação, temas de som e notificações e melhorada experiência VoIP. A utilização de VoIP utilizando os codecs Theora e Speex, é agora possível entre clientes Jingle que os suporte.


Epiphany, Barra de endereços

O navegador de internet Epiphany ganha uma nova funcionalidade, uma nova barra de endereços, com um aspecto mais sóbria e organizada, muito similar à existente no Firefox 3.0


Integração de leitor de impressões Digitais

O GNOME 2.26 tem integração out-of-the-box, com o serviço fprintd, serviço esse que permite aos utilizadores o reconhecimento da sua impressão digital, para se autenticarem numa sessão GNOME.

Existem, contudo, outras funcionalidades menos visíveis, tais como uma nova versão GTK+ 2.16 do seu toolkit base, que inclui novas funcionalidades para programadores da plataforma GNOME, melhoramentos na usabilidade, correcção de bugs e claro um suporte invejável de nada mais nada menos que 48 Línguas.

É de facto interessante a progressão sólida, que o GNOME é alvo, não quebrando raízes com elementos que têm sido a sua imagem de marca em distribuições como Ubuntu, Fedora e OpenSuse, tais como usabilidade, simplicidade e estabilidade. Teremos que esperar que as nossas distribuições de Linux favoritas, nos tragam estas novas funcionalidades.

Fico de uma forma apreensiva à espera da nova funcionalidade automática de descarregamento de legendas e do suporte para múltiplos monitores/projectores.


Fonte: Gnome

Exit mobile version