Em 2012, apresentamos aqui um primeiro artigo sobre o Git. Para quem não conhece, o Git é um sistema gratuito, open source, rápido e distribuído para controlo de versões de software.
Este sistema foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds que assim disponha de um mecanismo automático para disponibilizar o código referente ao desenvolvimento do Kernel Linux. Além do Kernel Linux, existem actualmente muitos projectos mundiais que usam este sistema de controlo de versões, dos quais destacamos o projecto Perl, Eclipse, Gnome, KDE,QT, Rubby on Rails, Android, PostgreSQl, Debian, X.org, entre outros.
Hoje vamos ensinar como criar um projecto no GitHub.
Cada directório de trabalho do Git funciona como um repositório de informação, que regista todas as alterações e versões de um determinado software. O Git funciona no Windows, MacOS e Linux (podem ver o processo de instalação no Ubuntu aqui)
O que é o Repositório GitHub?
O GitHub é um Serviço de Web Hosting gratuito (ver outros planos aqui), onde podemos alojar os nossos projectos. Através desta plataforma colaborativa é fácil partilhar e gerir o código fonte dos projectos que desenvolvemos. Além disso, como o código é partilhado pode ser facilmente melhorado por outros membros.
Como criar um projeto Git?
Depois de termos o GIT instalado, é hora de criarmos o nosso projecto. Para isso basta seguirem os seguintes passos:
1) Criar/Editar o ficheiro ~/.gitconfig
O ficheiro ~/.gitconfig é onde vamos ter um conjunto de parâmetros associados ao nosso projecto. Aí dentro podemos dar indicações do nome do utilizador e respectivo e-mail, definir alias, definir qual o editor por omissão, etc.
2) Criar directório para projecto
Depois de definirmos os parâmetros anterior, vamos criar um directório para o nosso projecto (ex.home/pplware/pplware_git) e vamos transformar esse directório num repositório GIT.
mkdir /home/pplware/pplware_git
git init
Nota1: Depois de executado o comando git init é criado um directório oculto com o nome .git
3) Adicionar ficheiros ao projecto
Nos repositórios git podemos adicionar qualquer tipo de ficheiro. Vamos por exemplo supor que temos lá o ficheiro README.md (que contem alguma informação sobre o projecto) e também o alguns ficheiros com código fonte. Para associar todos esses ficheiros ao repositório GIT local, para uma “área de estágio” (que mantém os snapshots dos ficheiros), basta executar o seguinte comando
git add .
Nota2 – Caso o utilizador pretenda adicionar ficheiros individualmente basta usar o comando git add nome_ficheiro
4) Commit do projecto
Depois de termos os ficheiros numa “área de estágio”, estamos prontos para associar de forma permanente os mesmos ao repositório GIT. Para isso basta executar o comando:
git commit –m “Primeiro commit”
onde o parâmetro ’m’ permite definir uma mensagem à nossa escolha.
Como fazer upload do projecto para o Repositório GitHub?
Depois de realizados os passos anteriores com sucesso, estamos prontos para fazer upload do nosso projecto para o Repositório GitHub. Para isso é necessário criar uma conta no GitHub aqui e em seguida criar um Novo repositório como mostra a figura.
Depois indicamos o nome para o nosso repositório e definimos se o repositório vai ser público ou privado. Por fim carregamos em Create Repository
O Github dá-nos de seguida toda a informação que necessitamos para fazer upload (da nossa máquina para o Github) e push (Do Github para a nossa máquina) do nosso projecto.
Exemplo de Upload
Por exemplo, para indicar para onde devemos enviar o nosso projecto para o Github basta usar os comando:
git remote add origin https://github.com/user/repo.git
onde devem mudar os campos user e repo.git
Para enviar o projecto para o repositório Github no Github devem usar o comando:
git push origin master
Depois de enviado, o mesmo pode ser visualizado e descarregado em https://github.com/user/nome_do_repo
O uso do Git e Github pode parecer um pouco complexo numa primeira fase. É verdade que existem muitos comandos, muitos parâmetros mas tudo é se simplifica com o constante uso desta plataforma. Pessoalmente já uso o Git e Github há alguns meses e acho a plataforma simplesmente fantástica.