Pplware

Git – Sistema de controlo de versões de software (Parte I)

Já há algum tempo que tinha previsto a escrita de um artigo sobre o fantástico Git. Quem desenvolve software tem a noção que normalmente nenhuma aplicação está totalmente acabada. Há bugs que são detectados, algoritmos que são melhorados,interfaces a serem modificados…enfim, um conjunto de situações às quais o programadores tem de dar respostas atempadamente.

E como distribuir essas actualizações de software? O Git pode ser uma excelente opção!

Para quem não conhece, o Git é um sistema gratuito, open source, rápido e distribuído para controlo de versões de software. Este sistema foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds que assim disponha de um mecanismo automático para disponibilizar o código referente ao desenvolvimento do Kernel Linux. Além do Kernel Linux, existem actualmente muitos projectos mundiais que usam este sistema de controlo de versões, dos quais destacamos o projecto Perl, Eclipse, Gnome, KDE,QT, Rubby on Rails, Android, PostgreSQl, DEbian, X.org, entre outros.

Cada directório de trabalho do Git funciona como um repositório de informação, que regista todas as alterações e versões de um determinado software. O Git funciona no Windows, MAcOS e Linux.

Como instalar o Git no Ubuntu?

Para instalar o git no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comando:

sudo apt-get install git-core

Para saber onde foi instalado, basta executar o comando:

which git

No meu caso, o git encontra-se instalado em /usr/bin/git

Para saber a versão do git instalado, pode usar o comando:

git –-version

Se tiverem os repositórios actualizados, será certamente instalado o git 1.7.9 (versão mais actual neste momento)

Interessados em começar a usar o git para os vossos projectos? Este sistema é sem duvida uma mais valia para os programadores, considerando todas as funcionalidades que oferece. Nos próximos tutorial iremos ensinar a usar esta fantástica ferramenta e também apresentar alguns clientes gráficos.


Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: [Windows] Git 1.7.9 [14.4MB]
Download: [MacOS] Git 1.7.9 [10.9MB] Download: [Linux] Git 1.7.9 [3.4MB]
Homepage: git

Exit mobile version