Pplware

Gip – Calcular facilmente SubRedes IPv4 no Linux

Para quem o cálculo de subredes é uma  dor de cabeça, arranjamos mais solução. O cálculo de subredes/VLSM não é um processo difícil, no entanto carece de muito treino e concentração pois no meio de tanto bit podem acontecer erros de cálculo.

Depois de termos apresentado o IP Subnet Calculator e Bitcricket para Windows, hoje vamos conhecer o Gip para Linux.

O Gip é uma ferramenta Open Souce que nos permite calcular facilmente SubRedes IPv4 no Linux. No final de 2010 deixamos aqui um pequeno exemplo de como calcular subredes manualmente. Ainda se lembram? Para quem não domina e usa Linux então aconselhamos a usarem o Gip.

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar o Gip no Ubuntu, basta abrir o terminal e executar o seguinte comando:

sudo apt-get install gip

Depois de instalado, basta ir a Dash e procurar por gip.

O Gip tem oferece três funcionalidades distintas:

IPv4 Address Analyzer

Neste separador é possível visualizar a informação de uma determinadas rede como por exemplo:

IPv4 Range to Prefix Converter

Neste separador é possível saber as subredes possíveis para um range de IP’s

IPv4 Subnet Calculator

No ultimo separador é disponibilizada a funcionalidade mais interessante e util, que nos permite calcular subredes IPv4. No seguinte exemplo, consideramos a rede original 192.168.10.0 com a máscara 255.255.255.0 e pretendemos dividir essa rede em subredes, onde cada rede suporte 14 endereços válidos para hosts (na práticas são 16 endereços, mas temos de retirar o endereço de rede e o endereço de broadcast)..daí o /28.

Apesar de não ser uma aplicação totalmente completa, esta é uma ferramenta que oferece já umas funcionalidades interessantes, evitando os utilizadores de andarem a fazer contas. Para quem pretender saber alguns comandos de rede, consulte o nosso artigo: Dicas Linux – Comandos básicos de rede.

Exit mobile version