No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que têm já uma vasta comunidade de utilizadores como é o exemplo do Gentoo Linux. O Gentoo foi criado por Daniel Robbins e tinha inicialmente o nome de Enoch Linux.
Recentemente foi disponibilizado pela equipa responsável o Gentoo Linux 11.2 LiveDVD. Vamos conhecer as novidades.
Os responsáveis pela distribuição gentoo linux, informaram recentemente a disponibilização do Gentoo Linux 12 LiveDVD . Esta distribuição conta com algumas novidades, das quais destacamos:
- Linux Kernel 3.1.5
- Xorg 1.10.4
- KDE 4.7.4
- Gnome 3.2.1
- XFCE 4.8
- Fluxbox 1.3.2
- Firefox 9.0
- LibreOffice 3.4.99.2
- Gimp 2.6.11
- Blender 2.60
- Amarok 2.5
- VLC 1.1.13
- Chromium 16.0
- ….e muito mais
Além dos pacotes referidos, o Gentoo Linux 12 LiveDVD conta com algumas características especiais:
- Possibilidade de escrever no sistema de ficheiros usando AUFS – versão alternativa de unionfs, um serviço de ficheiros que implementa uma união para montar sistemas de ficheiros Linux
- Persistência para $HOME de modo a que esteja sempre disponível.
Veja todas as novidades aqui
Esta versão do Gentoo Linux 12 LiveDVD está disponível em duas edições:
- Uma versão híbrida x86/x86_64
- Uma versão x86_64 multi lib
Mais sobre o Gentoo – Opinião do nosso leitor Marcelo Rovani do Brasil
A principal característica do Gentoo era a do usuário poder “compilar” o sistema de acordo com as características específicas de sua máquina, iniciando o trabalho “from Scratch” ou seja, desde o próprio compilador. Mas isso foi até 2006, quando por problemas internos, esse perfil de uso foi relativizado… A Gentoo retomou suas atividades em 2010, quando abandonou os estágios 1 e 2 e passou a disponibilizar compilações já otimizadas, deixando para o usuário somente o ultimo estágio de montagem de seu sistema. Como distribuição otimizada, utiliza a total capacidade da máquina, porém, devido a suas característica técnicas, acaba por afugentar usuários tipo “desktop”. Algumas variantes quebram essa características, podendo citar como principal “fork” o SABAYON Linus, distribuição italiana.
O Gentoo Linux é uma distribuição que usa o gestor de pacotes portage (desenvolvido apenas em Bash e Python e cujas influências vêm do FreeBSD).
Curiosidade relativamente ao nome: O pinguim-gentoo é uma das três espécies de pinguim do género Pygoscelis e a ave mais rápida do planeta debaixo de água.