O Fedora é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em distribuições eficientes de Linux. Direccionado para servidores e Desktops, o Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, “potência” e usabilidade e suporte, foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já lá vai uns anitos.
E se fosse possível conjugar o poder do Fedora com a elegância do Ubuntu?
O Fuduntu resulta de uma “fusão” dos nomes Fedora e Ubuntu e inclui algumas aplicações das quais destacamos: o Firefox, Banshee, VLC, Nautilus Elementary, Jupiter, Chromium, LibreOffice, etc. O Fuduntu é uma rolling distro, isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios bastante actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.
Novidades do Fuduntu 2012.2
- Linux Kernel 3.2.13
- Chromium 17
- Fireox e Thunderbird 11
- Pidgin 2.10.2
- LibreOffice 3.5.1
- Melhorias significativas no suporte a placas wireless
- Fuduntu disponibiliza agora o seu próprio repositório, o que facilita e torna mais rápido
- Integração simples com um Active Directory
O Fuduntu é uma excelente distribuição para fanboys do Fedora e que pretendam correr esta distribuição em netbooks ou notebooks. O Fuduntu ocupa aproximadamente 1 GB