Pplware

FreeRadius – Um servidor de autenticação gratuito

Ontem, em conversa com o Vítor, falávamos sobre qual seria o melhor e mais robusto servidor de autenticação gratuito para uma rede wireless. A ideia era ter uma rede wireless, e os utilizadores que pretendessem ligar-se a mesma teriam de inserir correctamente o seu utilizador e password.

Para este efeito, o servidor de autenticação mais popular é (provavelmente) o FreeRadius.

Para quem não sabe e como o nome indica, um servidor de autenticação permite autenticar utilizadores (e também máquinas). Numa rede de dados é  muito usual existirem servidores de autenticação de forma a que os utilizadores apenas tenham acesso aos recursos mediante a introdução de credenciais (utilizador + password).

Nesse segmento, o FreeRadius é uma óptimo opção já que é bastante completo e disponibiliza variadíssimas funcionalidades. O desenvolvimento do projecto FreeRADIUS iniciou-se em Agosto 1999 por Alan DeKok e por Miquel camionete Smoorenburg.

Para quem não sabe, o FreeRadius é um dos servidores de autenticação mais usados pelas Universidades e Politécnicos portugueses, para autenticação, autorização e gestão de utilizadores na rede eduroam.

Principais funcionalidades

Depois da apresentação do FreeRadius, vamos tentar disponibilizar um How to, para vocês mesmos implementarem um servidor de autenticação em casa (Alguém quer dar uma ajuda?). Não se esqueçam, que vosso router Wireless deverá ter suporte para o protocolo 802.1X.


Licença: GNU General Public License, Version 2
Sistemas Operativos: Linux/FreeBSD/NetBSD/Solaris/MacOSX
Download: freeradius-server-2.1.10 [3,84MB]
Homepage: http://freeradius.org/

Exit mobile version