Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Mas se precisam de uma solução para central telefónica completa, então a nossa sugestão vai para o FreePBX, que tem na base o FreePBX.
Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica multi protocolo se tratasse. O Asterisk tem suporte para os principais protocolos abertos, dos quais se destacamos o SIP, MGCP e IAX.
Principais características do Asterisk
- Sistema de telefonia IP-PBX;
- Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
- Unidade de Resposta Audível (URA);
- Correio de Voz com integração com o correio eletrónico;
- Relatório e estatísticas das chamadas;
- Facilidade de administração e gestão através da Web;
- Compatível com os PBX’s analógicos;
- Compatível com os telefones digitais IP;
- Conectividade com trunks analógicos e digitais;
- Sistema voltado para pequenas e médias empresas
O FreePBX é uma plataforma gratuita para gestão de comunicações VoIP. Para ajudar os administradores, está disponível uma distribuição que é só descarregar e está pronta a funcionar. O FreePBX é um sistema totalmente funcional, pronto para ser configurado para telefones e SIP Trunks. Esta distribuição oferece uma interface gráfica para gestão de toda a plataforma (FreePBX GUI) e como referido, vem com o Asterisk para gerir todas as comunicações.