No mundo digital são muitos os formatos disponíveis, que servem os mais diversos dispositivos e tecnologias. A uniformização de formatos áudio e vídeo é algo que nunca aconteceu até porque as características desses formatos podem ser variáveis. Quando se fala em ferramentas de conversão gratuitas e apesar de existirem muitas nesta área, nem todas cumprem a tarefa da melhor forma…ou são complexas ou o resultado não é o mais satisfatório. Para Windows já apresentamos várias ferramentas desse tipo..para Linux vamos hoje conhecer o Format Junkie.
O Format Junkie é uma excelente e simples ferramenta de conversão de formatos audio e video. Apresenta uma interface bastante bem organizada e intuitiva, sendo assim muito simples aos utilizadores converterem para os formatos que pretendem.
Principais funcionalidades:
- Conversão entre os seguintes formatos se imagem:
- jpg, png, ico, bmp, svg, tif, pcx, pdf, tga, pnm
- Conversão entre os seguintes formatos de audio
- mp3, mp2, wav, ogg, wma, flac, m4r, m4a and aac
- Conversão entre os seguintes formatos de video
- avi, ogv, vob, mp4, vob, flv, 3gp, mpg, mkv, wmv
- Codificação de legendas no próprio .avi
- Criação de imagens .iso, selecionando apenas os ficheiros a incluir
A aplicação disponibiliza também uma interface de configuração, onde o utilizador pode definir vários parâmetros gerais, para áudio, para vídeo e imagem
Como instala o Format Junkie?
Para instalar o Format Junkie basta abrir a linha de comandos e inserir os seguintes comandos.
sudo add-apt-repository ppa:hakermania/format-junkie
sudo apt-get update
sudo apt-get install formatjunkie
O Format Junkie foi desenvolvido no âmbito do evento Ubuntu App Showdown, que foi levado a cabo pela Canonical, com o objectivo de atrair os programadores a desenvolverem aplicações inovadoras que podem vir a integrar o Ubuntu Software Center.