Depois dos utilizadores se terem acomodado ao Linux muitos descobrem que o mítico Flash Player que lhes permite ver os vídeos do YouTube entre outros não está instalado no sistema, muitos tentam instalar via repositórios mas isso nem sempre funciona, logo a melhor forma do instalar é fazer uma instalação a moda antiga. Neste guia é tudo feito em 10 passos!
1. Façam o Download do Flash Player 9 para Linux que está no ficheiro tar.gz, vejam os links no fim do artigo, e para ser mais fácil coloquem o ficheiro numa pasta chamada Downloads na pasta Home.
2. Abram a Consola/Terminal e escrevam “cd /home/[nome de utilizador]/Downloads” no meu caso “cd /home/miguel/Downloads”.
3. Agora, para extrair os ficheiros “tar xvfz install_flash_player_9_linux.tar.gz”.
4. Depois de extraído temos de ir a pasta extraída “cd install_flash_player_9_linux/”.
5.1. Para utilizadores de Ubuntu “sudo ./flashplayer-installer” e escrevam a Palavra-Passe do utilizador root.
5.2. Para quase todos os outros primeiro façam “su” escrevam a Palavra-Passe do utilizador root, depois “./flashplayer-installer”.
6. Como queremos instalar vamos lá cliquem no ENTER.
7. Fechem todos os Browsers que estiverem a correr, e novamente ENTER.
8. Agora têm de colocar a localização do Browser no qual querem instalar o Flash Player, ora na para a maioria devem escrever “/usr/lib/mozilla” ou “/usr/lib/firefox”. Caso não funcione abram com o gestor de ficheiros a pasta “/usr/lib/” e verifiquem aquela onde está instalado o Browser, e coloquem-a na Consola, não se esqueçam de meter as maiúsculas todas, caso as tenha.
9. Como queremos instalar escrevam “y”.
10. Se quiserem instalar outro já sabem “y” se já estão cheios “n”, e podem fechar a Consola.
Podem eventualmente em algumas distribuições terem de reiniciar a sessão depois disso já podem ir ao YouTube, ou outro parecido quem disse que era difícil instalar isto?
NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro e cedido ao Pplware.