Pplware

Firewall no Linux? O IPtables é a solução! (Parte III)

Todos nós temos a noção que é importante dispormos de mecanismos de segurança nos nossos PC’s. Para quem é utilizador do Linux certamente que já ouviu falar do iptables (firewall)…..mas provavelmente nunca o usou devido à sua complexidade. O iptables é uma ferramenta bastante poderosa por si só, que vem por omissão nas distribuições Linux.

No sentido de desmistificar o IPtables, vamos produzir alguns artigos, com alguns exemplos práticos. Depois de uma introdução ao IPtables e de sabermos o que são tabelas, chains (cadeias) e targets (acções), hoje vamos mostrar alguns exemplos de utilização.

O IPtables é um mecanismo de segurança que permite controlar tráfego IP ao nível dos pacotes (layer 3). De uma forma geral, com o iptables podemos definir uma sequência de regras que permitem ou bloqueiam determinados serviços/aplicações. Os serviços/aplicações usam normalmente o protocolo UDP ou TCP.

Aqui ficam alguns exemplo de utilização do iptables:

1) Apagar todas as regras

Antes de começar a criar um conjunto de regras, é importante que apague todas as regras existentes. Para isso basta que usem o comando:

iptables -F
ou
iptables –flush
2) Definir politica por omissão para as cadeias (chains)

Como referimos, as cadeias de regras têm sempre uma politica por omissão que pode ser DROP ou ACCEPT (na pratica é uma regra implícita). Vamos considerar que queremos que a cadeia INPUT e FORWARD como DROP e OUTPUT como ACCEPT. Para isso basta executar o seguinte comando:

iptables -P INPUT DROP
iptables -P FORWARD DROP
iptables -P OUTPUT ACCEPT
3) Mostrar o estado da Firewall

Para visualizarem todas as regras, basta que executem o comando:

iptables -L -n –v

onde:

4) Mostrar todas as regras (com número de linha)

Para veres as regras com o respectivo número , basta que usem o comando

iptables -n -L -v --line-numbers

5) Bloquear um endereço específico

Como ultima dica ensinamos como podem bloquear/aceitar uma determinada comunicação vinda de um endereço IP especifico. Vamos considerar que pretendemos bloquear as comunicações vindas do endereço 192.168.1.1:

iptables -A INPUT -s 192.168.1.1 -j DROP

Nota: No caso de terem definido a politica por omissão para as cadeia INPUT como DROP e caso pretendam aceitar todas as comunicações do endereço 192.168.1.1, basta que insiram a regra

iptables -A INPUT -s 192.168.1.1 -j ACCEPT

No próximo tutorial vamos apresentar mais 5 exemplos de utilização do iptables. Para isso contamos sempre com as vossas dicas, sugestões e boas práticas de utilização. Quem tiver um raspberry PI, também pode experimentar estas dicas.

Exit mobile version